Curvas planas são moleza em baixa velocidade, mas elas podem te jogar fora quando você vem no sarrafo. Siga esse guia para contornar essas curvas e logo você estará embaçando os outros pilotos com a sua poeira.
Defina sua velocidade e trajeto
Aproxime-se da curva com os pedais e o corpo em uma posição neutra sobre a bike. Freie antes da curva para definir sua velocidade e fazer a curva mais aberta o possível, para tornar a curva mais fácil o possível.
Solte os freios e se incline
Quanto mais fechada a curva, mais você precisa se inclinar. Quanto mais rápido você a faz, mais precisa se inclinar.
Deixe o pé que está para o lado de fora da curva para baixo e use o braço que está do lado de dentro da curva para empurrar a bike para baixo.
Não use os freios durante a curva – eles afetam sua aderência e ângulo de inclinação. A não ser por emergência, é claro.
Evite se inclinar do mesmo jeito que a bike, reto, sem se deslocar. Isso faria você ir para o chão muito mais rápido caso perca a aderência.
Mantenha sua posição pelo trajeto
Se você definiu sua velocidade adequadamente e se inclinou o suficiente para fazer a curva, basta ter confiança para fazer a volta toda se mantendo assim.
Lembretes
Se abaixe
Abaixe seu peito em direção ao guidão e mantenha seus cotovelos altos. Dobrar os braços lhe dá espaço para endireitar o seu braço do lado de dentro e inclinar mais a bike.
Pé de fora para baixo
Coloque o pé que estiver para o lado de fora da curva para baixo, abrindo mais espaço entre as pernas, permitindo que você incline mais a bike. Mantenha seu corpo mais vertical o possível. Coloque o máximo de peso possível para baixo através do pedal do lado de fora também.
Incline sua bike
Foque na inclinação da bike abaixo de você. Você precisa inclinar a bike para poder usar os cravos da borda do pneu, enquanto mantém seu corpo ereto para poder aplicar força para baixo e aumentar a tração.
Manter a cabeça erguida vai ajudar a manter o equilíbrio na curva e ainda ajuda a manter o corpo ereto em vez de se inclinar da mesma forma que a bike.
Foto: Steve Behr / Bike Radar
Este artigo foi originalmente publicado na revista Mountain Bike UK.
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