O Ciclista francês Robert Marchand, de 105 anos - Pedala uma hora, no velódromo de Saint-Quentin en Yvelines Foto: © Thibault Camus |
Cada país, contudo, tem sua cultura e segredos próprios de vida longa. O portal BBC fez um levantamento mostrando os cinco países do mundo que têm os maiores índices de longevidade. Confira, abaixo, quais são os segredos de cada população.
País: Japão
Expectativa de vida: 83 anos
O segredo: Acredita-se que a dieta local, rica em tofu, batatas e uma pequena quantidade de peixes, seja responsável pela longevidade dos japoneses. Na região de Okinawa, a população vive ainda mais: lá vivem 400 pessoas com mais de 100 anos de idade e o local é, por isso, bastante estudado. Outro fator atribuído à longevidade no Japão é a convivência nas comunidades locais, onde há círculos sociais de idosos.
País: Espanha
Expectativa de vida: 82,8 anos
O segredo: A dieta mediterrânea, seguida pelos espanhóis, é famosa como uma das mais saudáveis do mundo. Composta essencialmente de vegetais, azeite de oliva e um toque de vinho, é a principal contribuição para a vida longa da população. Outros segredos são a “siesta”, aquele cochilo tirado depois do almoço, e as caminhadas ou pedaladas, preferidas pelos espanhóis para a locomoção.
País: Cingapura
Expectativa de vida: 83,1 anos
O segredo: Se exercitar ao ar livre nos diversos parques públicos da cidade é hábito da maior parte dos moradores do país. Como muitos estudos comprovam, a prática de exercícios físicos é fator essencial para a longevidade.
País: Suíça
Expectativa de vida: 81 anos
O segredo: O queijo suíço é um dos mais famosos do mundo e é também um dos segredos da vida longa dos suíços, de acordo com alguns estudos. O país também oferece um sistema de saúde com alta qualidade, além de ser seguro – e, por isso, permitir que seus moradores se sintam bem.
País: Coreia do Sul
Expectativa de vida: 90 anos (estimada)
O segredo: Apesar de ainda não ter oficialmente chegado a uma longevidade tão excepcional, os coreanos caminham para isso. Sua alimentação, rica em fibras e em alimentos fermentados, é um dos segredos para a saúde no país. Um forte senso de comunidade e tradições também são fatores decisivos quando se fala em longevidade, além da qualidade de vida ser garantida por um bom sistema de saúde e pela economia em crescimento.
Fonte: Movimento Conviva
0 comentários:
Postar um comentário