Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


quinta-feira, 23 de abril de 2020

O que é TPI no pneu da sua BMX?



Você já deve ter encontrado na lateral do seu pneu varias informações que descrevem o tipo do seu pneu e melhor forma de uso. Setas mostrando a melhor posição do pneu, PSI indicando a pressão máxima de libras que ele aguenta, entre varias outras informações ainda mais técnicas como por exemple o TPI.

Mas o que realmente isto significa?

A sigla TPI vem de “threads per inch” que nada mais é que a quantidade de fios de nylon por polegada quadrada que a estrutura do seu pneu.

Um bom exemplo que pode ser dado são os lenções da sua casa, existem tecidos com 100, 180 e até 200 fios por centímetro quadrado, quanto mais fios, mais forte e rígido é o tecido.

Da mesma forma funciona o pneu, dentro dele existe uma malha de fio de nylon responsável por trazer mais resistência e limites à flexibilidade o pneu. Esta malha de fios recebem um revestimento de borracha que também tem suas variações de propriedades para cada tipo de terreno.

Na construção de um tipo de pneu levasse em conta varias características que são responsáveis pela escolha de mais ou menos fios e borracha.

Um pneu de alta performance para BMX PARK por exemplo, precisa ser rígido para desenvolver velocidade, e para isso, um numero maior de TPI são usados na estrutura do pneu. Isso permite também que a quantidade de borracha seja menor, trazendo o beneficio de um pneu ainda mais leve, porem mais frágil a furos e rasgos. Em alguns casos, esta malha de fios se apresenta em varias camadas, dependendo da finalidade do pneu.

 O numero maior de TPI influencia também no valor do pneu, acaba sendo mais caro.

Além do TPI você tem outro detalhe técnico muito interessante que é o “Kevlar”, tecnologia incrível.

 Fonte: BMX 20

0 comentários:

Postar um comentário