Contudo, por ser um sistema mais complexo, ele exige maior cuidado e manutenção. Veja alguns procedimentos que todo biker deve ter com seu freio a disco:
Confira o desgaste das pastilhas e rotores
As pastilhas do freio a disco, hidráulico e mecânico, devem ser conferidas com frequência e trocadas quando atingirem 60% da espessura total original. Isso inclui a base metálica. A espessura varia de acordo com o fabricante, então, vá até seu mecânico de confiança e peça para ele medir com um paquímetro. Anote o valor e de tempos em tempos confira o desgaste.
Caso perceba que é necessário trocá-las, não se esqueça de fazer a queima ou burn-in. Esse procedimento molda corretamente a superfície delas com a dos rotores, garantindo maior eficiência e evitando o desgaste precoce.
Os rotores, assim como as pastilhas, também sofrem desgaste e vão ficando mais finos. Com isso, tornam-se mais frágeis podendo comprometer a frenagem. A maioria dos fabricantes recomendam que eles sejam trocados quando sua espessura estiver menor que 1.5mm.
Sempre que possível, limpe as pastilhas e os rotores com um pano, que não solte fiapos, umedecido em álcool isopropílico. Se essa limpeza for realizada após as pedaladas, aumentará a vida útil. Não se esqueça que a temperatura do rotor se eleva após frenagens mais fortes, então, use luvas para que não ocorra nenhuma queimadura.
Desempene os rotores com as ferramentas certas
Desempenar o rotor com as mãos durante o pedal, pode até auxiliar momentaneamente, contudo, fazer isso poderá ocasionar danos permanentes ao disco, que provavelmente precisará ser trocado. Rotores de freios devem ser desempenados em uma desempenadeira especializada, pois uma vez empenados, deve-se realinha-los com o auxílio das ferramentas apropriadas.
Realizar sangria do sistema hidráulico
Para que você garanta a qualidade da frenagem do sistema hidráulico é necessário fazer a troca do fluído de acionamento. Esse procedimento é chamado de sangria, onde o óleo contaminado é trocado pelo óleo novo. Ele garante que a força utilizada nos manetes não seja perdida, por causa da contaminação do óleo, e chegue às pinças de freio na mesma intensidade.
É recomendável, ainda, que o fluído seja trocado pelo menos uma vez por ano.
Fonte: Blog Apaixonado por Bike
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