Empresa alemã produz câmbio com engrenagens que funcionam em banho de óleo numa caixa selada
Uma nova forma de trocar marchas vem da Alemanha. A Pinion, empresa com sede na cidade de Denkendorf, produz uma caixa de câmbio que vai instalada junto ao pedivela. O sistema lembra bastante o que foi usado pela bike de downhill da Honda e que foi abandonado anos atrás.
Chamado de Pinion P1.18, o sistema tem 18 marchas bastante escalonadas comandadas por um trocador do tipo Grip Shift no punho direito. Segundo as avaliações feitas pelas revistas internacionais, as trocas são bem rápidas e o ciclista pode trocar várias marchas de uma só vez.
As engrenagens funcionam em banho de óleo dentro de uma caixa selada e, segundo o fabricante, o sistema é capaz de rodar até 60 mil quilômetros sem nenhum tipo de manutenção.
O Pinion P1.18 já está em uso por 24 marcas européias e equipam bicicletas de várias modalidades, desde mountain bikes, bikes urbanas e para cicloturismo como a Silkroad XPlorer.
Um dos grandes incovenientes entretanto é o alto peso do conjunto. Para se ter uma ideia, só a caixa de câmbio pesa 2.7kg, fora os trocadores e o pedivela. Só para efeito de comparação, um kit de câmbios XT (dianteiro e traseiro) pesa apenas 384 gramas.
Para usar o Pinion, o quadro da bike deve ser feito fabricado especificamente para essa finalidade.
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