Condutores devem manter a distância de 1,5 metro da bicicleta estática |
O número equivale 9% entre os reprovados nas provas feitas entre os dias 1º e 22 de julho. Considerando todas as etapas do exame, este ano, 41,68% dos 53.867 que tentaram na categoria B, para dirigir carros, foram considerados inaptos. No ano passado, foram 40,97% de 99.835.
Bicicletas estáticas foram instaladas desde abril no pátio da sede do Detran-PE, na Zona Oeste do Recife, e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), onde o teste é feito no interior do Estado. Porém, o período até 1º de julho foi considerado apenas educativo. "
A avaliação, que começou a valer há pouco mais de um mês, é simples: há uma faixa amarela determinando a distância de 1,5 metro. Os examinadores recebem informações por um tablet caso alguém desrespeite o limite, estando ao lado do ciclista ou fazendo ultrapassagens.
Art. 201. Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinquenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta. Infração média, com quatro pontos na carteira. Multa de R$ 85,13 Código de Trânsito Brasileiro
Para o Detran-PE, o fato de 202 candidatos terem sido flagrados além da linha amarela já chama atenção por revelar uma falha das autoescolas na formação dos novos motoristas. "Em março, 2.541 instrutores foram qualificados. Depois, tivemos três meses de experiência e, no primeiro mês, o percentual é esse (os 9% de reprovados). Isso mostra que os CFCs (Centros de Formação de Condutores) ainda não emcamparam a ideia", aponta o diretor-presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro.
Segundo Ribeiro, antes de entrarem no carro para fazer a prova prática, os candidatos são questionados se receberam orientações sobre as bicicletas. O não tem sido quase unanimidade. "Todos têm que ter 25 horas de aulas práticas. Nesse tempo, não é possível que não tenha cruzado com uma bicicleta e, nesse momento, o instrutor teria que alertar sobre o artigo 201 do CTB", reclama o gestor.
Passar a menos de 1,5 metro do ciclista é infração média |
A dica básica que deveria ser repassada aos futuros motoristas pelos instrutores é de que, ao passar por um ciclista, deve manter a distância equivalente a uma porta aberta, o que corresponde a 1,5 metro. Se for na ultrapassagem, deve reduzir a velocidade e só fazer o movimento quando houver oportunidade de guardar essa distância.
"Tentamos trazer para o pátio a melhor e maior condição de realidade possível das ruas", afirma Ribeiro. "Essa ação não é só educativa nem punitiva, é de harmonia, para quem está na condução do veículo proteger quem está no menor."
Além do artigo 201, sobre a distância das bicicletas, há o segundo parágrafo do 29, que prevê que "os veículos de maior porte são sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres."
Fonte: NE10
Fotos: Paulo Maciel/
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