Em São Paulo, quem usa bicicleta tem 414 quilômetros de estrutura cicloviária Foto: iStock, Getty Images |
Por que ir trabalhar de bicicleta
A edição de 2015 da Pesquisa de Mobilidade Urbana, realizada pela Rede Nossa São Paulo e a Federação do Comércio de Bens e de Serviços de São Paulo, a Fecomercio-SP, apontou que 23% dos moradores da capital paulista levam pelo menos duas horas para se deslocar de casa ao trabalho e que a média da cidade é de 1 hora e 44 minutos por dia.
Para essas pessoas – que, segundo pesquisa do Ibope, passam 27 dias por ano trancadas no trânsito – ir trabalhar de bicicleta pode ser uma opção melhor. Em cidades como São Paulo, que tem 414 quilômetros de estrutura cicloviária, é possível usar a bike como meio de transporte e obter êxito na questão de economia de tempo.
Como ponto negativo, porém, as longas distâncias percorridas para chegar de um ponto a outro nos grandes municípios e o clima instável de algumas cidades, como a capital paulista, que é chamada de Terra da Garoa, podem atrapalhar o trajeto e a viabilidade dessa ideia de ir trabalhar de bicicleta.
Ainda assim, em dias de tempo estável e para distâncias curtas e médias, usar a bicicleta como meio de transporte é possível e vantajoso. Como o que move as rodas da bike são as suas pernas, só há gastos com a própria energia – e o combustível é uma alimentação reforçada e saudável. Gasolina e bilhetes de ônibus ou metrô somem das suas despesas.
Ao ir trabalhar de bicicleta, você ainda pratica uma dose diária de atividades físicas enquanto se desloca para os seus compromissos. Pedalar durante uma hora gasta até 300 calorias por dia, queima gorduras, melhora as condições cardíacas e a resistência cardiorrespiratória.
Tudo isso sem pagar academia, economizando em transporte e sem precisar inserir uma atividade extra na rotina atribulada.
Para escolher a sua bike
Mas para ir trabalhar de bicicleta, você precisa contar um equipamento resistente e que não prejudique a coluna e nem as articulações. Segundo a Escola de Bicicleta, o modelo ideal é aquele que permite que o ciclista fique mais em uma postura mais reta, quase em pé. Esse é indicado para percursos de até quatro quilômetros.
É importante, ainda, preocupar-se em sinalizar a bicicleta com refletores, que são obrigatórios pelo Código de Trânsito Brasileiro. Capacetes, faróis, lanternas traseiras, paralamas, bagageiro e óculos protetor também são acessórios que tornam a experiência mais confortável e segura.
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Por: Vivo Seu Dinheiro
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