Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Holanda quer proibir uso de celular na bicicleta

Proibição já vale para veículos motorizados, mas, com aumento no número de acidentes envolvendo ciclistas ao telefone, governo decidiu expandi-la. Nova lei deve entrar em vigor no próximo ano.

Foto: Divulgação
Diante do número de acidentes causados por ciclistas ao telefone, o governo da Holanda quer proibir o uso de celulares e aparelhos eletrônicos para quem estiver andando de bicicleta. O anúncio do projeto de lei para a proibição foi feito pela ministra holandesa dos Transportes Cora van Nieuwenhuizen, no último dia  26/09/2018.

A proibição do uso de celular durante a condução já é válida para veículos motorizados e prevê multas que podem chegar a 230 euros. A nova lei foca agora diretamente nos ciclistas. A multa prevista nesses casos provavelmente será do mesmo valor, mas o governo ainda aguarda o resultado de uma consulta popular.

Nieuwenhuizen destacou que o uso de celular é tão perigoso ao volante quanto pedalando. "O fato é que na estrada é preciso ter atenção total e não se deve enviar mensagens ou fazer outras coisas no telefone."

A proibição deve entrar em vigor em julho do próximo ano.

A campanha para a proibição do uso do celular na bicicleta foi iniciada por Michael Kulkens, que perdeu o filho de 13 anos num acidente de bicicleta causado pela falta de atenção do jovem, que estava olhando para o celular.

"Quando ouvi no rádio que a proibição estava chegando, tive que parar o carro na estrada e lágrimas brotaram nos meus olhos", afirmou Kulkens a um jornal holandês.

O ciclismo é um estilo de vida na Holanda, onde o número de bicicletas, 23 milhões, supera o de habitantes, 17 milhões. Apesar de possuir uma excelente infraestrutura para ciclistas, o uso de celulares por eles se tornou um perigo crescente.

Segundo a organização Estrada Segura na Holanda, os smartphones são responsáveis por um em cada cinco acidentes de bicicleta envolvendo jovens.

Fonte: DW

0 comentários:

Postar um comentário