Núria Casadeval em passeio ciclístico em São Paulo. |
O tempo passou, a bicicleta foi ficando cada vez mais na minha lembrança quando um dia, na casa de uma grande amiga no final de 2005, me deparei com um exemplar na cozinha dela. A Cris ganhou uma bicicleta e não tinha a menor ideia do que iria fazer com ela. Era do tipo mountain bike, de ferro, sem muitos recursos. Sugeri que poderia guardá-la no depósito da minha casa e assim a bicicleta mudou de endereço.
Lembro que o primeiro passeio foi ao mesmo parque onde aprendi a pedalar. Dei uma volta completa (3,5 km) e me achei "a" ciclista. Nesta época eu ainda fumava, o que dificultava muito o fôlego.
No começo os passeios eram tímidos e curtos. Eu não tinha a menor noção do quanto São Paulo não era plana. Moro em um bairro cheio de ladeiras e as primeiras investidas foram bem difíceis.
Olha a turma de ciclistas aí, gente! Sempre cabe mais um na diversão! |
Neste momento, já tinha capacete, luvas, luzes e mais alguns apetrechos. Numa cidade como São Paulo é fundamental ter os equipamentos de segurança e noção de como um ciclista deve se comportar no trânsito. Comecei a ler tudo o que encontrava sobre o tema e entrei em algumas listas da internet às quais me inscrevi.
Em 2009 decidi que participaria de uma "virada esportiva", ação desenvolvida pela prefeitura de São Paulo. Seriam 60 quilômetros durante toda a madrugada de um domingo. Foi uma experiência muito interessante. Conheci várias pessoas que faziam parte de grupos que pedalam pela cidade de São Paulo à noite e finais de semana. Neste momento se abriu um universo que eu desconhecia!
Passei a fazer trilhas, travessias e até me aventurei a competir uma vez. Abandonei o cigarro em definitivo e comecei a incorporar a bicicleta para ir ao trabalho às sextas-feiras. Minha vida mudou, aumentei o meu círculo de amigos e descobri que uma atividade física pode se tornar um hobby muito interessante.
Maio de 2009 e suas trilhas memoráveis pela belíssima Toscana, na Itália. |
O céu é o limite! Pedalar pela Patagonia, no Chile, foi uma experiência incrível. |
Se um dia você for mordido por este "bichinho" do pedal, fique tranquilo. Você só terá a ganhar!
0 comentários:
Postar um comentário