Embora seja do mesmo modelo usado pelo antecessor Bento 16, o papamóvel atual é feito sob medida para Francisco: a cúpula envidraçada foi ampliada para melhorar o espaço interno, mas o utilitário está mais baixo para facilitar o acesso. A blindagem é resistente a artefatos de grosso calibre, como fuzis e metralhadoras. A mecânica, porém, não foi revelada pela marca, que alega questões de segurança.
No Brasil, o utilitário ML 350 convencional — que serve de base para o papamóvel — foi lançado em 2012 e é equipado com o mesmo motor 3.5 V6 de 306 cv que agora equipa o Classe E 2014, além de tração integral 4Matic. O preço varia em torno dos R$ 280 mil.
PAPA LIGADO - Curiosamente, papa Francisco é conhecido por abrir mão do transporte oficial do Vaticano e usar formas ambientalmente (e também politicamente) corretas, como metrô e bicicleta. Assim, acabou recebendo também uma bike com assistência elétrica de presente da Mercedes.
Chamada de smart ebike, a bicicleta de luxo custa pouco mais de 2.800 euros (cerca de R$ 8 mil limpos, mas que subiriam a até R$ 15 mil caso o modelo fosse importado ao nosso país oficialmente) e foi mostrada durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro de 2012.
Com design premiado e pesando 26 quilos, a ebike funciona no modo elétrico, como se fosse uma moto silenciosa, até os 25 km/h; a partir daí, é preciso pedalar. Computador de bordo, luzes de LED e freios a disco completam o pacote.
0 comentários:
Postar um comentário