Bicicletas são feitas com recolhimento de garrafas pets Foto: Reprodução/TV TEM |
A iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente surgiu da necessidade de dar destinação correta para as garrafas plásticas jogadas nas ruas e descartadas com o lixo doméstico.
Por causa do sucesso da campanha, o projeto deve se estender em outros anos. “Vamos tentar incluir outros materiais para que a premiação não seja só a bicicleta, mas também alguma viagem ou algum item ecológico para as crianças”, informou o secretário, Renan Pontelli.
O material recolhido pelos estudantes é armazenado em uma sala da Secretaria de Meio Ambiente. Em seguida, as garrafas vão para reciclagem e depois encaminhadas para uma empresa em São Paulo, que derrete o material e transforma em quadro de bicicleta. A montagem do restante da bicicleta é feita por patrocinadores do projeto. Depois de pronta, ela é entregue nas escolas e sorteadas entre os alunos.
A professora Rosemeire Dias está impressionada com a colaboração dos alunos. Para ela, esse trabalho faz a diferença na educação ambiental das crianças. “Alguns alunos recolhem pelo caminho, às vezes com os vizinhos. E na escola fizemos uma campanha bem legal distribuindo cupons para eles participarem dos sorteios. Eles arrecadaram muita garrafa”, disse.
Cada estudante já criou o hábito de entregar pelo menos uma garrafa pet para a professora antes da aula. A atitude se estende a maioria das escolas públicas de Tupã. Ketlyn Adrielle, de 8 anos, fez campanha em casa e também levou garrafas para a escola. “Pego na rua, peço para minha mãe e para pessoas que bebem refrigerante e água”, contou.
Além, claro, de participar da campanha para concorrer a uma bicicleta, o assunto meio ambiente é tema importante durante as aulas. “É importante recolher as garrafas para não poluir o nosso planeta e para a gente respirar melhor”, avisou Ana Carolina Tavares, de 8 anos.
0 comentários:
Postar um comentário