Inaugurada oficialmente no final do ano passado, na Holanda, mais precisamente na cidade de Krommenie, a ciclovia de 450 km é apenas o começo de um projeto que pretende transformar todas as rodovias em uma fonte inesgotável de energia sustentável.
E como funciona?
A ideia por trás da SolaRoad é simples: a luz solar que cai na superfície do solo é absorvida por células solares e convertida em eletricidade – ou seja, a superfície da estrada é transformada em um grande painel solar.
Qual a tecnologia utilizada?
As lajes utilizadas no projeto são constituídas por módulos de concreto de 2,5 por 3,5 metros, com uma camada de topo transparente de vidro temperado, com cerca de 1 centímetro de espessura. Abaixo do vidro ficam as células solares de silício cristalino.
A camada superior mostra imediatamente uma diferença importante em relação à superfície da estrada tradicional. Precisa ser translúcida para captar a luz solar e repelir a sujeira tanto quanto possível. Ao mesmo tempo, precisa ser resistente a derrapagens e suficientemente forte, a fim de servir como uma superfície segura.
O objetivo final é a realização do sonho em escala máxima, cobrindo grande parte das estradas da Holanda. A eletricidade gerada pode ser utilizada para iluminação pública, sistemas de tráfego, veículos elétricos e rede familiar.
Fonte: www.apaixonadoporbike.com.br
0 comentários:
Postar um comentário