Deve-se permanecer com a postura ereta em cima da bicicleta, com apoio das mãos no guidão Foto: Divulgação/Prefeitura do Recife |
O neurocirurgião da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Vinicius Benites, especialista em doenças da coluna, explica que a prática do ciclismo deve ser acompanhada de reforço muscular para a musculatura, o que pode ser feito através da musculação. Isso vale para quem usa a bicicleta como meio de transporte, para aqueles que gostam de pedalar apenas no fim de semana e para os profissionais.
Dicas para aproveitar os benefícios de andar de bicicleta:
- Para ciclistas de fim de semana ou iniciantes: É importante que a posição na bicicleta seja confortável. Se um iniciante tentar adotar a posição do ciclista profissional que visa a alta performance, ele não se sentirá natural – e o incômodo tende a piorar com o passar do tempo em cima da bicicleta, o que pode acabar com o entusiasmo inicial. Deve-se permanecer com a postura ereta em cima da bicicleta, com apoio das mãos no guidão.
- Para ciclistas profissionais: Deve-se adotam a posição com apoio dos cotovelos sobre o guidão, pois é a mais favorável para uma melhor performance. Como são atletas, acabam complementando seus treinos com fortalecimento da musculatura do “core” (centro), que é quem sustenta a coluna lombar. Por isso, conseguem resistir longos trajetos de forma confortável.
- Para os ciclistas que usam a bicicleta como meio de transporte: É importante pedalar com a coluna o mais ereta possível. Se possível, ciclistas devem fortalecer a musculatura que protege a coluna lombar, a fim de evitar transtorno com o passar dos anos.
E antes de começar a andar de bicicleta, não deixa de consultar um médico, capaz de avaliar seu condicionamento e resistência física. Não se esqueça de fazer uso de acessórios de proteção como capacete, cotoveleiras, joelheiras e luvas de ciclismo.
Fonte: blogs.ne10.uol.com.br
0 comentários:
Postar um comentário