Modelo possui banco semelhante ao de um carro, com cinto de segurança e estrutura de proteção
O alto número de acidentes envolvendo ciclistas motivou o desenvolvimento de um modelo mais seguro de bicicleta. Foto: Divulgação |
A ideia de criar o projeto surgiu depois que Sinclair foi atropelado por uma van enquanto pedalava em Londres. Segundo levantamento, 65% dos acidentes fatais sofridos por ciclistas nas ruas da capital inglesa são causados por ônibus e caminhões.
Por este motivo, há a necessidade de desenvolver tecnologias que proporcionem mais segurança a quem decide ter a bicicleta como meio de transporte diário.
O protótipo criado por Sinclair já passou por testes e se mostrou altamente eficiente. Nele, o ciclista não senta em um selim comum, ele está acomodado em um banco semelhante ao de um carro, com cinto de segurança e envolto por uma estrutura de proteção.
O formato tem as dimensões necessárias para que a bicicleta não passe pelo vão entre o para-choque dos automóveis e o chão. Por causa disso, a forma de pedalar também é diferente. A postura do ciclista é semelhante à de alguns tipos de motociclistas, o que garante conforto e tranquilidade.
Além disso, a Babel Bike possui um sistema que permite conexão com celulares e GPS e estará disponível também em versão elétrica, com um motor Shimano de 250 watts, autonomia de até 128 quilômetros e velocidade máxima de 32 km/h.
Sinclair comenta que a bicicleta possui um sensor que libera um aviso sonoro sempre que outro veículo encosta na bike, para alertar os motoristas sobre a presença do ciclista. Agora o britânico está em busca de financiamento coletivo para produzir a Babel Bike em larga escala.
0 comentários:
Postar um comentário