Foto: divulgação |
Podemos definir mobilidade urbana em poucas palavras como a condição do cidadão poder optar pelo meio de transporte mais eficiente (e sustentável) para a cidade. O transporte coletivo (trem, ônibus, metrô, etc.) é uma boa alternativa e a Bicicleta é o único veículo “realmente” sustentável e o mais eficiente que existe para áreas urbanas, em deslocamentos de curtas e médias distâncias (5 a 20km). Outro momento fundamental na mobilidade urbana é o respeito às regras de circulação nas ruas. Temos uma das melhores legislações de trânsito do mundo, mas que infelizmente não é cumprida por uma parcela de nossa sociedade, e é nesse sentido que devemos fazer a nossa parte, pois se cada motorista, cada pedestre e/ou ciclista transitar respeitando as regras, proporcionaremos o adequado trânsito nas ruas, garantindo a nossa mobilidade com segurança. Quando tratamos de transporte ativo, pensamos principalmente na Bicicleta e que para incentivar o seu uso e ter segurança, precisamos de investimentos em estruturas viárias como Ciclovias, Ciclofaixas e Bicicletários por toda a cidade.
Estamos todos preocupados com as condições ambientais da cidade, poluição do ar, aquecimento global e outros, por isso evitar o uso desnecessário dos carros que emitem diversos gases que contribuem com esta poluição é uma boa atitude. Trocar o carro pela Bicicleta, por exemplo, trará benefícios para a cidade, para o trânsito e para a saúde do usuário, e somados a tudo isso temos a humanização das cidades, propiciados pelo uso da Bicicleta (fato).
Temos que repensar nossas ações e agir, servindo de exemplo aos nossos filhos, construindo uma herança social para eles.
Faça a sua parte!
Fonte: biocicleta.com.br
0 comentários:
Postar um comentário