Andar de bicicleta traz uma série de benefícios para a saúde na terceira idade. Foto: Shutterstock |
Pedalar vem se tornando cada vez mais comum não só por jovens que procuram adrenalina e um esporte em meio à natureza. A prática é também uma das preferidas dos idosos que optam pela atividade como um meio de cuidar do corpo e da mente.
Benefícios de pedalar na terceira idade
Os exercícios com bicicleta para idosos exigem um certo cuidado. Antes de começar a pedalar, é recomendável realizar uma visita ao médico e fazer uma avaliação do seu histórico de saúde. É importante acompanhar como o seu corpo reage ao estímulo físico.
A pedalada diária pode gerar benefícios em longo prazo, principalmente no equilíbrio que a bicicleta exige. Os riscos de doenças cardiovasculares e de aumento das taxas de gordura corporal diminuem.
Para o idoso, a força que o exercício aeróbico exige do idoso é importante para seu condicionamento. Nessa fase da vida, existe um pico da perda progressiva de massa muscular, o que resulta à redução de força do idoso. Essa força que é exigida ao pedalar previne e ajuda no tratamento da osteoporose.
A pedalada também melhora a condição cardiovascular, diminui a fadiga e libera na corrente sanguínea endorfina. Isso traz ao idoso uma sensação de bem-estar, combatendo a depressão e melhorando a qualidade de vida. Tudo isso ainda retarda o envelhecimento e faz o indivíduo se sentir até 20 anos mais jovem.
Dicas para pedalar com saúde
Alguns cuidados devem ser tomados ao sair para pedalar. Confira cinco dicas:
Evite se machucar
Pessoas idosas devem ter mais cuidado com quedas e fraturas. Por serem mais sensíveis, as lesões podem trazer mais danos à saúde.
Tenha atenção ao que vestir
Roupas leves, acessórios para proteção (capacete, luvas, joelheiras), óculos e tênis confortável são essenciais, tanto para a segurança quanto para o bem-estar do idoso durante a pedalada.
Alimente-se antes
Antes de sair de casa, recomenda-se uma refeição leve e estar bem hidratado, sem esquecer de levar consigo uma garrafinha de água para tomar durante o percurso.
Proteja-se do sol
Protetor solar também é importante, pois a pele dos idosos é mais sensível e exige maior cuidado ao pedalar.
Interaja com pessoas queridas
Convide amigos ou familiares para lhe acompanhar. Será um ótimo momento de socialização e caso algum imprevisto, você não vai sozinho.
Fonte: Vivo Mais Saudável
0 comentários:
Postar um comentário