Código instalado na roda dianteira é lido nos semáforos, que fecham os carros e abrem para as bicicletas Foto: ID-Advice/Reprodução |
Implantado na roda dianteira da bicicleta, o código da etiqueta é lido por um sensor nos semáforos equipados com a nova tecnologia. O sistema registra aproximação do ciclista a cerca de 100 metros dos sinais, para que a mudança no semáforo não seja brusca e haja tempo viável para os carros desacelerarem. Ao longo de 2015, o chip foi testado em 200 bicicletas e a ideia é que seja instalado em outras mil em 2016.
Além de garantir segurança e prioridade para os ciclistas, a iniciativa busca incentivar que mais pessoas na cidade passem a usar a bicicleta como meio de transporte no dia a dia. O sistema é uma das ações do programa “Aarhus Cycling City”, desenvolvido para promover a mobilidade sustentável na cidade dinamarquesa.
A fase de testes teve início no final do ano passado e, se a inovação se provar eficaz, deve ser ampliada para outros cruzamentos da cidade. Em longo prazo, o plano é elevar o sistema para uma espécie de “passaporte ciclístico”: quem aderir recebe uma série de benefícios na cidade, como prioridade nos semáforos, estacionamentos e acesso a facilidades para ciclistas.
Fonte: TheCityFixBrasil - Por Priscila Kichler Pacheco
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