A ferradura é acionada pelo sistema hidráulico |
Magura, em parceria com a Cervélo, apresentaram um novo sistema de freios hidráulicos que tem tudo para ser o que há de mais eficiente em termos de freios para bikes de triathlon e contrarrelógio.
Trata-se do Magura RT8 TT, que já recebeu o aval da UCI e estreia nas novas Cervélo P5 da equipe Garmin-Barracuda na Volta da França, em julho. A empresa promete maior poder de frenagem, mais modulação na freada, baixo peso e também mais aerodinâmica.
O sistema apresentado não é nenhuma novidade. Em 1987, a própria Magura lançou um sistema muito parecido, que foi empregado em mountain bikes e até em bikes de trial. O sistema hidráulico era empregado para acionar os pistões localizados nas ferraduras de freio que atuavam diretamente nos aros.
O manete de carbono inclui o cilindro mestre em seu interior |
No RT8 TT, o acionamento do freio é diferente. Há um pequeno cilindro mestre junto ao manete, que fica conectado à ferradura de freio por meio de uma mangueira. Ao acionar o manete, o óleo pressiona o burrinho localizado na ferradura que por sua vez pressiona as sapatas contra as paredes do aro.
Os manetes são de fibra de carbono e as partes mecânicas de alumínio. O conjunto completo pesa apenas 495 gramas e, para se ter uma ideia de comparação, o Shimano Dura-Ace de contrarelógio pesa 381 gramas, sem os cabos e os conduítes. O novo freio utiliza óleo mineral em vez de fluido do tipo DOT, usado nas mountain bikes.
Segundo a Magura, o RT8 TT serve na maioria das bikes de crono e triathlon, inclusive nos modelos que têm a ferradura traseira instalada próxima do movimento central.
O preço é atraente e deve ficar em torno dos 600 Euros. A empresa já anunciou uma versão mais econômica, com manetes de alumínio, o RT6, que deverá chegar ao mercado por 500 Euros.
A novidade é exclusiva da Cervélo por um período de um ano.
bikemagazine
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