Não tem nada mais decepcionante para um ciclista do que ter sua bicicleta furtada ou roubada.
prenderam bem, só as rodas... |
1. Nunca deixe sua bicicleta por aí destrancada, nem por um mísero minuto!
2. Se ela estiver trancada, não a deixe por muito tempo exposta. por exemplo, nunca devemos deixar a bicicleta presa na rua a noite inteira. não há tranca que não possa ser aberta. apenas há trancas que levam mais tempo para serem abertas ou arrombadas. ladrões abrem até cofres de banco! mas, veja que costumam fazer isso aos finais de semana, para terem mais tempo….
3. Prenda a sua bicicleta a algo que não possa ser quebrado (como uma árvore de tronco fino), ou não se possa simplesmente tirar a bicicleta com tranca e tudo por cima. por exemplo, um poste baixo. paraciclos, principalmente aqueles que são feitos em formado de U invertido, costumam ser as melhores opções e, na falta deles, grades fortes também.
4. Use mais de uma trava, e sempre de sistemas diferentes. uma u-lock pode ser serrada. um cabo de aço pode ser cortado. mas se usam ferramentas diferentes para essas duas operações, e dificilmente o ladrão anda com as duas ferramentas.
5. Use as travas separadas. aqueles cabos que se prendem nas u-locks parecem uma boa opção, mas se o ladrão consegue abrir a u-lock, aquele cabo se solta com facilidade…
6. Cabos que tenham o mecanismo de trava incorporados em suas pontas são mais seguros.
7. Use travas de qualidade. já vi bicicletas de quase 2 mil reais de valor presas por uma trava que se compra numa loja de 1,99!
8. Correntes compradas em lojas de material de construção são facilmente cortadas. observe, ao comprar, como o vendedor a corta com facilidade. o ladrão fará o mesmo.
9. Ao prender a bicicleta, prenda a roda traseira e o quadro ao local onde ela será presa. prenda a roda dianteira e o quadro em outro local (operação facilmente feita num paraciclo em formato de U invertido) ou prenda a roda dianteira ao quadro.
10. Troque a blocagem do selim por um parafuso allen. dificilmente ladrões andam por aí carregando chaves allen. isso faz com que não tenha o dissabor de ter o selim furtado com o canote, ou ter que prendê-lo sempre. alguns amigos fazem mais: passam um pedaço de corrente de bicicleta, velha, prendendo o selim pelo trilho ao bagageiro. fica um troço meio esquisito, mas cortar uma corrente de bicicleta não é operação lá muito fácil.
11. Não tranque a bicicleta num lugar escondido. se o ladrão acha a bicicleta nesse local, escondido da vista dos outros, poderá gastar muito tempo para arrombar as trancas, também longe da vista dos outros. em local público, com muita gente passando, uma bicicleta bem presa com travas de boa qualidade (que faz o ladrão levar muito tempo para arrombar as travas), está mais segura pois dificilmente o ladrão conseguirá gastar muito tempo para furtar a bike sem que alguém interfira.
12. Use uma bicicleta menos chamativa, se vai estacioná-la e predê-la em algum lugar. uma bicicleta feia pode ser deliciosa de se pedalar. um quadro mais simples, antigo, com a pintura feia, chama bem menos atenção. a bicicleta de transporte de um lado para outro não precisa ter peças caras e ser ultra-leve, basta que seja confiável, duradoura, prática. essa é a hora para remontar aquele quadro antigo de cromo com peças mais simples, manter os antigos freios cantilever com boas sapatas de freio. colocar pára-lamas, bagageiro.
13. E se quiser dar ainda mais trabalho ao ladrão, use um pequeno cadeado pra prender a corrente da bicicleta à coroa. assim não é possível nela pedalar…. e veja o filminho abaixo, com o hal ruzal, mecânico de bikes nova-iorquino meio doidão, mostrando nas ruas de Nova York bicicletas bem e mal travadas. divirta-se, mesmo que não fale inglês.
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