A quarta etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike Cross Country, na cidade francesa de La Bresse, esquentou as apostas do mundo inteiro para a conquista do famoso ouro olímpico na categoria. As vitórias de Julien Absalon e Rita Dahle mostraram que o famoso ditado: "Quanto mais velho, melhor"; não dará para encher uma taça de vinho na terra da rainha, mas com certeza uma de champanhe pode rolar. Será?
Começando pela norueguesa, que não tinha uma vitória em World Cup desde 2008, quando teve um bebê. E que conquista, dentro da casa da "temida" e jovem Julie Bresse, que se diz fã de carteirinha da multi campeã. Com mais este lugar especial no pódio, Rita Dahle emplaca 27 vitórias na carreira só em Copas do Mundo. Já o francês, venceu no seu próprio quintal. Isso mesmo, a casa de Julien Absalon fica cerca de 10km do circuito. Será que vai ser assim também em Londres, quando ele venceu a prova teste?
Esta quarta etapa contou com duas ausências especiais: Irina Kalentieva e Nino Schurter; ambos optaram por um treinamento específico para os Jogos Olímpicos.
Disputa Feminina
As mulheres iniciaram a prova num ritmo forte e emocionante. A pequena chuva que caiu na madrugada só fez dificultar ainda mais o circuito que já era mais técnico, proporcionando diversas ultrapassagens por melhores colocações. Quem gostou foi o público presente - mais de 5 mil.
Rita Dahle liderou a prova logo após o "start loop", mas depois da subida, a tcheca Katerina Nash mostrou ter mais fôlego e fez uma ultrapassagem antes do singl track. Julie Bresset ficou na cola, estudando as adversárias e após um descuido, a francesa ultrapassou as líderes no trecho mais técnico, para delírio total do público. Diversas trocas de posições foram proporcionadas até a penúltima volta, quando a francesa sentiu a pressão e abriu espaço para Nash e Dahle.
Na última volta, Nash liderava com uma pequena vantagem de 10 segundos para norueguesa, o que parecia definido o pódio. Mas um descuido, a tcheca caiu duas vezes no trecho de downhill e foi ultrapassada por Dahle. E o que seria impossível, aconteceu.
Com esta 27ª vitória em Copas do Mundo, Rita Dahle-Flesjaa ultrapassou a marca de outra grande campeã, a americana Juliana Furtada.
Disputa Masculina
Julien Absalon pedalou em casa, mais precisamente no seu quintal. Sua prova em La Bresse foi titularizada como: "passeio na velha escola". Mas não foi bem um passeio.
Absalon tentou montar uma corrida inteligente para escapar logo no início da prova, mas Jaroslav Kulhavy e Ralph Naef não deixaram. A corrida ficou voltada para eles três após a terceira volta. No fim da quarta volta, Naef fez um ataque impressionante para a vitória, pegando e passando Absalon. Mas o francês não queria desistir de uma vitória em casa e pressionou o suíço. Jaroslav ficou nos bastidores para entrar em cena a qualquer momento.
E foi no subidão que o tcheco atacou, encostando nos dois. Na quinta e última volta, a briga esquentou com a ultrapassagem de Absalon em cima de Naef, assumindo a liderança com uma certa folga. Jaroslav também ultrapassou o suíço e partiu para o ataque final.
Quando menos esperava, um susto. Absalon sofreu duas quedas e diminuiu a diferença para o atual campeão do mundo. Porém, com toda sua experiência, o francês não deixou escapar a vitória, que foi regada com muito vinho do seu próprio quintal.
Com a terceira colocação, Ralph Naf será o terceiro atleta que reforçará a seleção da Suíça para os Jogos Olímpicos.
Resultados da World Cup MTB 2012
Elite Feminino
1 Gunn-Rita Dahle Flesjaa (Nor) Multivan Merida Biking Team 1:39:57
2 Katerina Nash (Cze) Luna Pro Team 0:00:16
3 Julie Bresset (Fra) BH - SR Suntour - Peisey Vallandry 0:00:55
4 Catharine Pendrel (Can) Luna Pro Team 0:01:12
5 Maja Wloszczowska (Pol) CCC Polkowice 0:02:22
6 Georgia Gould (USA) Luna Pro Team 0:02:46
7 Katrin Leumann (Swi) Ghost Factory Racing Team 0:03:06
8 Annie Last* (GBr) Milka Brentjens MTB Racing Team 0:03:20
9 Emily Batty (Can) Subaru - Trek 0:03:51
10 Sabine Spitz (Ger) Sabine Spitz Haibike Team 0:05:14
Elite Masculino
1 Julien Absalon (Fra) Orbea Racing Team 1:37:33
2 Jaroslav Kulhavy (Cze) Specialized Racing 0:00:07
3 Ralph Naef (Swi) Multivan Merida Biking Team 0:00:40
4 Florian Vogel (Swi) Scott - Swisspower MTB Racing Team 0:01:24
5 Fabian Giger (Swi) Rabobank Giant Offroad Team 0:01:41
6 Christoph Sauser (Swi) Specialized Racing 0:02:08
7 Jean-Christophe Peraud (Fra) 0:02:20
8 Maxime Marotte (Fra) BH - SR Suntour - Peisey Vallandry 0:02:35
9 Max Plaxton (Can) 0:02:51
10 Lukas Flückiger (Swi) Trek World Racing 0:03:20
Pedal.com
0 comentários:
Postar um comentário