Parceiros
quinta-feira, 10 de maio de 2012
Londres: Aplicativo de celular vai premiar quem andar a pé ou ir de bicicleta
Um aplicativo desenvolvido pelo governo da cidade de Londres, vai registrar e premiar pessoas que utilizarem transportes alternativos no dia a dia.
– Imagine ser recompensado monetariamente por deixar o carro em casa e ir a pé ou de bicicleta para o trabalho? Com a aproximação dos Jogos Olímpicos, essa é a tática que a prefeitura de Londres pretende adotar para estimular a mobilidade sustentável, reduzir a poluição e os níveis de congestionamento.
Por trás do bônus verde está a empresa Recyclebank que, em parceria com a companhia de transporte municipal Transport for London (TfL), criou um aplicativo para smartphone capaz de mensurar e pontuar os deslocamentos por meios alternativos de cada pessoa.
Quando um usuário digita o destino de sua viagem, o app re.route sugere rotas para percorrer a pé ou de bike. Quem segue uma das vias alternativas ganha cinco pontos de recompensa, que são então convertidos em prêmios resgatáveis na forma de descontos em lojas e cinemas conveniados.
O sistema também informa ao usuário quantas calorias queimou ao usar uma alternativa ao carro particular e aos transportes públicos. Disponível apenas para iPhone, o aplicativo começou a valer essa semana e no futuro há planos de gerar uma versão para Android.
A inciciativa vem de encontro com as propostas do prefeito recém reeleito Boris Johnson de tornar a cidade mais verde, especialmente com a aproximação dos Jogos Olímpicos, que promete movimentar o trânsito local em julho. Os britânicos conhecem bem os efeitos benéficos do transporte alternativo não só para o meio ambiente, mas para a economia. Segundo estudo da London School of Economics, a prática do ciclismo gera R$ 7,9 bilhões para os cofres britânicos anualmente.
Recyclebank
Criado há sete anos, o Recyclebank nasceu como um programa de incentivo à reciclagem, recompensando consumidores que descartam corretamente o lixo. As famílias participantes do programa conseguem receber até 200 dólares por ano. Atualmente, a iniciativa, presente no Reino Unido e nos Estados Unidos, conta com mais de 3 milhões de participantes e 3 mil estabelecimentos comerciais conveniados.
Fonte: Exame
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário