Todo ciclista curte uma boa pedalada. Mas é na hora de levar a bike de um canto para outro que surgem as dificuldades e as dúvidas. Existem várias formas de se levar a bike no carro, seja desmontada no porta-malas, no teto, na caçamba e até dentro do carro. Para quem não tem um carro com porta-malas bem servido, a solução é usar algum tipo de suporte exterior, seja no teto ou na traseira do carro. A melhor e opção é transportar a bike com total segurança nos racks e suportes específicos para esse fim. Há diversas alternativas no mercado, para todos os bolsos e necessidades, que podem ser encontrados nas melhores bike shops e também em lojas de acessórios para automóveis.
NO TETO
Uma das melhores maneiras de se levar a bicicleta é fixada num rack de teto. Um automóvel pequeno leva até quatro bikes com muita segurança. Há modelos que levam a bike inteira, com ambas as rodas montadas, outros levam sem a roda dianteira. Alguns prendem a bike pelo quadro (desaconselhado para quadros de carbono), outros prendem as rodas. Há modelo com sistema antifurto e trava com chave.
Para carros que já vêm de fábrica com longarinas (por exemplo a Parati, Palio Weekend, Ecosport, Renault Duster entre outros) basta comprar as travessas e fixá-las nas longarinas) e a calha, onde as rodas da bike vão assentadas. Mas, a grande maioria dos automóveis sai de fábrica sem as longarinas no teto e o biker deve adquirir também o kit de fixação, que varia de carro para carro.
Algumas montadoras oferecem racks originais de fábrica, que podem ser adquiridos e instalados nas concessionárias. Em todos os casos é fundamental comprar o kit de fixação (suporte, travessas e calhas) específicos para o modelo de automóvel. O ideal é levar o carro até a loja e fazer o teste com todo o conjunto antes de comprar.
Os preços variam muito em função da qualidade e os mais em conta podem ser encontrados a partir de R$ 85. Há marcas nacionais como a Century, Eqmax, Altmayer, Longlife e Transbike, e também as importadas, como a sueca Thule, especialista em racks de alta qualidade para esquis, pranchas, caiaques e bicicletas e que oferece cinco anos de garantia. Na hora da instalação, certifique-se que a montagem foi bem executada e que todas as peças estão firmes. Na hora de transportar a bike, verifique se a mesma não está balançando. Vale a pena prender a bicicleta nas longarinas com elásticos com ganchos (daqueles usados por motociclistas) como medida de reforço e segurança extra.
Pontos positivos:
- Rapidez para fixar a bike
- Proteção contra eventuais colisões que o veículo possa sofrer no trânsito
- Cabem várias bikes no teto
- Difícil para pessoas de baixa estatura
- Arrasto aerodinâmico
- Perigo de danos nas bikes em locais de “teto baixo” (portões e garagens)
- Preço
O mais econômico e o primeiro dos transportadores de bicicletas a aparecer em nosso país é o suporte que ficou conhecido como “Transcaloi”, que vai preso na parte traseira dos automóveis por meio de correias de nylon e leva até duas bikes. A Caloi não fabrica mais esse tipo de suporte, mas o mercado tem várias marcas.
O grande inconveniente é que, para a grande maioria dos automóveis, esse tipo de rack pode acarretar multas, pois encobre a placa do veículo e as luzes de sinalização e muitas vezes excede a largura lateral do veículo. Outro senão desse tipo de suporte é a sensação de insegurança, já que todo o conjunto balança em pisos irregulares e, portanto, seu uso é desaconselhado para transportar bikes de alto valor e em longos trajetos em estrada. Custam a partir de R$ 60.
Pontos positivos:
- Bastante econômicos e fáceis de encontrar
- Ocupa pouco espaço em casa e no porta-malas
- Encobre a placa e as luzes na maioria dos carros
- Deixam as bikes vulneráveis a colisões traseiras (o carro está coberto pelo seguro, a bike não)
- Exige proteção para a pintura das bikes
- O sistema de fixação deixa a desejar
- Grandes chances de riscar a bike e o carro
- Operação demorada para fixar o suporte no carro e as bikes no rack
Os racks de traseira que vão fixados na bola de engate do veículo são uma opção viável de transporte. Há modelos que levam até três bikes e suportam um peso de no mínimo de 45 kg. Um dos mais em conta é o Bleckmann, que leva duas bikes, tem altura regulável e pode ser encontrado por R$ 120, já a Altmayer tem um modelo que leva três bikes e custa em média R$ 155.
Alguns bagageiros de traseira para sedãs vão fixados no porta-malas por meio de tiras de nylon, como o modelo ZX da Eqmax, a linha RaceWay da Thule, e o modelo 9001, da Cyel, que pode se encontrado na faixa dos R$ 200. Esses modelos, entretanto, expõem o motorista ao risco de multas, pois as luzes de sinalização e a placa traseira podem ficar encobertas pelas bikes.
A Thule oferece uma infinidade de modelos, para até quatro bicicletas. Um modelo interessante da marca é o ClipOn High 9105, que leva as bikes numa posição mais elevada, deixando livres a placa e as luzes do veículo. Opcionalmente, a marca vende um suporte para a placa do veículo com um jogo de iluminação completo (freio, lanterna, pisca e iluminação de placa) para eliminar de uma vez por todas o risco de multas.
Há suportes que vão fixados no estepe de carros como o Cross Fox e o Ecosport. Um modelo econômico é o Transbike, que custa R$ 139 e leva até três bikes. A Cyel e a Thule também oferecem modelos a partir de R$ 283 e 930, respectivamente.
Pontos positivos:
- Práticos e rápidos de utilizar
- Há opções bastante econômicas
- Encobre a placa e as luzes em alguns carros
- Exige proteção para a pintura das bikes
- As bikes ficam vulneráveis a colisões traseiras (o carro está coberto pelo seguro, as bikes não)
- O carro tem de ter bola de engate
- Bikes ficam mais expostas a ladrões
Proprietários de caminhonetes podem transportar várias bikes com segurança gastando pouco. Uma solução simples é usar esticadores com catraca (próprios para amarração de cargas) para fixar a bike nos ganchos da carroceria. Custam entre R$ 30 e R$ 40 o par e são vendidos em lojas de motos. Outra forma é fixar um suporte de blocagem na grade de proteção do vidro traseiro, ou mesmo no piso da carroceria (a Century comercializa o suporte S-300 por R$ 113), para prender a bike pelo garfo. Uma Saveiro, por exemplo, pode levar até seis bicicletas completas com esse sistema de fixação.
A Thule oferece o suporte BedRider (R$ 882), própria para caçambas. Picapes equipadas com lona marítima, uma dica é a instalação da calha sobre a capota, que permite levar toda a bagagem protegida sob a lona.
Pontos positivos:
- Baixo investimento
- Facilidade e rapidez de operação
- As bikes ficam mais sujeitas a furtos (o uso de cadeados é fundamental)
Para quem não tem o rack, uma das saídas mais econômicas é instalar nas rodas o dispositivo conhecido como “blocagem” ou engate rápido (quick release, em inglês). Esse acessório pode ser instalado facilmente em qualquer bike e é encontrado facilmente em bicicletarias ou bike shops e custam em torno de R$ 20 o par. Com esse sistema, a operação de retirar e colocar as rodas é feita sem ferramentas em questão de segundos e sem as rodas as bikes podem ser acomodadas no porta-malas da maioria dos automóveis ou mesmo no interior do veículo, sobre o assento traseiro.
Pontos positivos:
- Investimento zero para quem já tem a blocagem
- Segurança: a bike fica protegida da chuva, poeira, colisões e roubos
- Operação demorada para colocar e tirar as bikes do carro
- Perda de espaço no interior do veículo
- Possibilidade de danos ao estofamento do automóvel
Outra forma prática de levar a bike no interior do veículo são as mala bikes, que são feitas em tecido sintético resistente, do tipo nylon ou Cordura, ou em material rígido, como os cases de guitarra e outros instrumentos musicais. Um dos modelos mais vendidos no Brasil é da Curtlo, com preço em torno dos R$ 360.
NO PISO
Vão fixados no piso do veículo e são próprios para carros com espaço de sobra. É o caso dos furgões Fiorino, Renault Kangoo, Peugeot Partner, Peugeot Boxer, Kombi, furgões tipo Besta e Renault Master, e SUVs. As mesmas soluções para transportar bikes nas caçambas das picapes valem para esses carros.
MALA ATÉ NO TETO
Quem viaja com a bicicleta leva toda uma tralha específica para pedalar. São várias peças do vestuário técnico, mochila de hidratação, bomba, as sapatilhas, ferramentas e todo um arsenal de equipamentos de segurança. Onde colocar tudo isso e mais a bike? Pensando nisso, o mercado oferece os bagageiros de teto, que são enormes caixas com espaço de sobra para a bagagem.
A Thule tem modelos que comportam até 630 litros de carga e suportam até 75kg. São feitos em plástico ABS e atendem as mais rígidas normas de segurança europeias. Podem ser abertos de ambos os lados e têm fecho com chave. A brasileira Eqmax oferece dois modelos, um que comporta 310 e outro para 390 litros.
MOTOS
Sim, motociclistas também têm vez. A criatividade do brasileiro é imensa e muitos ciclistas improvisam e fabricam seus próprios suportes para levar a bike na moto. O suporte Moto TransBike é fabricado no Brasil desde 2011 e tem patente requerida.
Comercializado a partir de R$ 320, o equipamento pode ser instalado em vários modelos de motocicletas da Honda, Yamaha, Suzuki e Dafra. O kit é fácil de ser montado no suporte traseiro da moto. Opcionalmente a empresa vende também uma bolsa para o transporte da roda dianteira.
Texto: Marcos Adami/Bikemagazine
Fotos: Divulgação
Publicado com autorização da revista Bike Action
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