Ato tem como intenção alertar os perigos que os usuários da magrela
sofrem no trânsito
|
Em um evento criado no Facebook, mais de 700 pessoas foram chamadas para participar da pedalada pelada. E, como o nome já sugere, o objetivo é realizar o passeio nu. A nudez, no entanto, não é imposta aos participantes, mas é recomendado que os ciclistas não utilizem roupa. Para os mais tímidos, trajes de banho serão aceitos.
O movimento, que tem o lema "as bare as you dare" ("tão nu quanto você ousar"), tem a proposta de defender a descriminalização da nudez. O objetivo do passeio também é mostrar a fragilidade do corpo humano sobre as duas rodas. No Brasil, a primeira cidade a realizar uma pedalada pelada foi São Paulo, em 2008. Desde então, o movimento não parou, ganhando reforços de outras cidades importantes do País.
Ato em 2013
Como forma de protesto, em 7 de setembro de 2013, a Frente de Ativismo do Recife Criativo (Farc) participou do "Desfile Ciclístico Nu". A concentração aconteceu em frente ao monumento contra a tortura, na Rua da Aurora, no bairro da Boa Vista. O objetivo, na época, era propor a quebra de tabus e refletir sobre a liberdade.
Na ocasião, a Secretaria de Defesa Social, que era comandada por Wilson Damázio, criticou o ato e informou que quem fosse pego pedalando nu poderia ser preso. Em meio a polêmicas e ameaças, ninguém desfilou nu. Os participantes usaram trajes de banho.
Mundo
A primeira edição oficial do evento ocorreu em 12 de junho de 2004 simultaneamente na Austrália, na Itália, nos Países Baixos, na Rússia e nos Estados Unidos. Também houve edições na Áustria, no Canadá, na República Checa, na Dinamarca, na França, em Israel, no Japão, na Letónia, na Nova Zelândia, na Polónia e na Espanha.
Ainda de acordo com o texto postado no Facebook, os idealizadores do evento alertam que um dos principais objetivos da Pedalada Pelada é "chamar a atenção das pessoas para a fragilidade dos meios de transporte não motorizados".
Veja outros eventos World Naked Bike Ride de anos anteriores aqui.
Fonte: Folha/Pe
1 comentários:
Vergonha! Cada um faz o que bem entender! digo apenas a minha opinião! sem discriminação.
Postar um comentário