Parceiros
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Dicas de segurança para ciclistas
Conviver bem com carros, motocicletas e pedestres e preservar a sua segurança e a de outras pessoas é fundamental para quem enfrenta o trânsito diariamente. Para os ciclistas, com certeza, não é diferente. Você, ciclista, já parou para analisar as suas atitudes no trânsito? Sabe o que você deve fazer para não correr o risco de se acidentar ou de machucar alguém andando por aí?
Veja alguns itens essenciais para se proteger em caso de acidentes e conheça algumas atitudes que podem fazer a diferença ao andar de bike.
Luzes da bicicleta e uso de capacete e luvas
Mesmo que sua bike já possua os refletivos, que são obrigatórios por lei, muitas vezes eles não são suficientes para se fazer ser visto pelos motoristas, principalmente à noite. O ideal é usar luz branca na frente e vermelha atrás piscantes, pois chamam mais a atenção do motorista.
Sabemos que uma condução segura é o ideal para se proteger de acidentes, mas recomenda-se o uso de capacete a todos os ciclistas, principalmente se for um iniciante. Quanto ao uso de luvas, é sempre importante usá-las, já que elas protegerão as mãos em caso de quedas, do frio e de irritações na pele pelo apoio na manopla.
Ande pela direita
Por ser a faixa usada pelos veículos de menor velocidade, é sempre adequado andar de bike na faixa mais à direita da via. Melhor ainda é andar na mesma mão dos carros, evitando acidentes com pedestres, carros e motocicletas que não enxergam veículos na contramão.
Andar muito próximo do meio-fio também não é recomendado, pois os veículos que vêm atrás de sua bike podem passar pela mesma faixa que você e ocasionar acidentes. Em caso de faixas exclusivas para ônibus, o ideal é sempre andar na faixa seguinte, mais próxima da direta ou na da esquerda, em caso de via única.
Evite grandes avenidas, calçadas e passar quando o sinal estiver vermelho
Procure sempre andar em ruas com menor fluxo de automóveis. É sempre mais seguro para o ciclista.
Quando for escolher a rota, procure pensar como ciclista e não como quem está de carro ou moto.
Calçada foi feita para pedestres, por isso só trafegue na calçada empurrando a sua bike. Lembre-se que crianças, idosos e outros pedestres podem se assustar ou até mesmo se machucar quando um ciclista ocupa a calçada. Sem contar que a sua segurança também é colocada em risco, pois você poderá ser acertado por carros que saem de garagens.
Passar com o sinal vermelho é uma regra valiosa tanto para carros, motos, pedestres e ciclistas. Imagine se um carro vem em alta velocidade enquanto o ciclista passa com o sinal vermelho? Será um susto para ambos, na melhor das hipóteses, ou resultar em um acidente grave.
Sinalize todas as suas intenções
Se os motoristas de carros e motos devem por lei sinalizar todas as manobras que vão fazer, com o ciclista não é diferente. A sinalização é uma forma de antecipar aos carros e motos o que o ciclista vai fazer, assim como é uma forma de antecipar ao ciclista a intenção de carros e motos. E claro, é uma forma educada de convivência no trânsito. Por isso, ciclista, sinalize sempre que for virar à direita, à esquerda com as mãos. Afinal, você não tem setas para indicar a quem vem atrás ou ao seu lado o que você pretende fazer, não é mesmo?
Você tem mais alguma dica para a condução segura de uma bicicleta? Conte para a gente aqui nos comentários.
Fonte: Vá de Bike
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário