Grupo de ciclistas da EcoBike Courier |
A rede é uma rede de entregas sustentáveis que substitui as motocicletas pelas bikes. “Quando tive a ideia, pesquisei e descobri que ela já era comum em cidades estrangeiras, como Nova York”, diz Trentin. “Para validar o projeto, analisei as possibilidade de mercado e conversamos com amigos que tinham usado esse tipo de serviço lá fora.”
Para concretizar a EcoBike Courier, Trentin vendeu casa e carro. Com isso, conseguiu um investimento inicial de R$ 200 mil para contratação de funcionários, uniformes, equipamentos e criação da marca. Antes mesmo de lançar o negócio, o empreendedor teve um bom retorno dos veículos de comunicação, o que estimulou a procura inicial.
A EcoBike Courier contrata os serviços de ciclistas que já possuem a própria bicicleta. Segundo Trentin, isso é um ponto estratégico, porque muitos deles têm resultados melhores usando aquelas bikes com as quais já estão acostumados. Eles podem ser usados para entregas avulsas ou podem ser contratados por períodos ou dias. A empresa ainda trabalha com ciclistas para fazer campanhas publicitárias.
Em 2013, a empresa começou o seu processo de franquia, que funciona em dois modelos: o de escritório, com investimento inicial de R$ 60 mil, que agencia os ciclistas; e a microfranquia para o ciclista, que compra os direitos de marca da EcoBike. Nesse modelo, o interessado paga R$ 5 mil e recebe o uniforme e treinamento para conseguir clientes. Segundo Trentin, essa opção foi criada para cidades que não justificam a abertura de um escritório completo.
A rede possui três unidades próprias em Curitiba e uma franquia em São Paulo. Outros cinco contratos foram fechados e a Ecobike já está testando dois microfranqueados também em Curitiba. Ela já fechou contrato com grandes shoppings dessa cidade e esperam alcançar o faturamento de R$ 1 milhão ainda em 2014.
Segundo Trentin, a rede busca pessoas empreendedoras, mas que acima de tudo gostem do estilo bike de vida. “Ele precisa acreditar nos nossos valores e de que a bicicletas podem mudar o mundo”, afirma. Claro que quem quiser tentar o modelo de microfranquia tem que ter uma bike e precisa estar com o físico e saúde em dia.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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