Cinco estados participaram da Copa Nordeste de Mountain Bike – XCO (Cross Country Olímpico), neste domingo (17), na zona rural de Teresina, na Fazenda Boi não Berra entre Teresina e José de Freitas. Participaram 104 atletas de cinco estados: Pernambuco, Bahia, Piauí, Maranhão e Ceará. É a primeira vez que o Estado realiza esta competição regional, que coloca os melhores no ranking nacional. Aliás, o Piauí foi um dos estados que mais cresceram no ciclismo tanto de estrada como no MTB. Segundo o comissário técnico da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC, que supervisionou a competição, cearense Eduardo Lopes, o Piauí passou de 27º para 9º colocado em 2012 em número de filiados na entidade nacional. Atualmente são 480 atletas filiados, tanto de ciclismo (speed), quanto do mountain bike. As maiores seleções na Copa foram as do Piauí, com 57 atletas, e do Ceará, com 43. Os cearenses foram melhores em equipe e abocanharam a maioria dos títulos; só na primeira posição, deu Ceará em oito das nove categorias.
A campeã do Feminino foi a atleta de Fortaleza Joana Eleonora Nóbrega, de 34 anos. Ela completou as cinco voltas com o tempo de 1h08min. A segunda colocada, a atleta de Teresina e atual campeã piauiense, Maria do Carmo Castro, completou o circuito com o tempo de 1h14min. Joana é tetracampeã cearense de mountain bike. O vencedor da categoria Master B-1 foi o atleta de Teresina, Ernani Castro. Ele completou as sete voltas com o tempo de 1h16min. O segundo colocado foi o italiano, que reside em Parnaíba, Piauí, Richard Oberazbacher, com 1h18min. Ernani justificou sua vitória pela experiência que vem acumulando em provas de circuito olímpico no Ceará, já que este estilo não é comum no Piauí. “Há vinte dias participei de um circuito similar em Ubajara, o qual venci – era etapa do Cearense. Além disso, circuito técnico é a minha praia, principalmente porque já fiz BMX, e portanto, não tenho tantas dificuldades”, disse Castro.
O presidente da FICICLOPI, George Augusto Rodrigues, afirmou que “como estava no planejamento, o evento foi um sucesso total, com 100 por cento de aprovação, de nível nacional, tanto tecnicamente como em organização”. Ele adiantou que a próxima prova do Piauiense de Mountain Bike será o ‘Short Trak’, no próximo mês na Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França, em Teresina; já a abertura do Piauiense de Ciclismo (estrada) está prevista também para o próximo mês em local e nome da etapa a serem divulgados em breve.
O campeão da Elite foi o também cearense Diego Almeida, de 27 anos. Ele disse que usou estratégia e experiência em competições XCO para ultrapassar a todos. “Muito treino, fiz uma largada forte para depois ficar administrando na frente e observando os pontos fracos dos adversários, nas subidas e descidas para tirar proveito disso, buscando um melhor rendimento meu no circuito”, disse ele, que é tricampeão (2010/2011/2012) cearense de XCO e campeão cearense XCM de 2012. A Copa Nordeste de Mountain Bike tem apoio da Prefeitura Municipal de Teresina – SEMEL, Bike Explorer, Fundespi, Giro Radical, Indústria Mafrense e Fazenda Boi não Berra.
0 comentários:
Postar um comentário