Foto: Ronaldo Huhm - Instrutor Técnico Shimano Latin America |
Há muito que se falar sobre chain suck, cuja tradução literal é suga de corrente. Trata-se de um fenômeno que geralmente ocorre durante a troca de marcha, mais frequente nas trocas das coroas do meio ou na menor, quando se está pedalando com mais força.
O resultado é que você tem que parar abruptamente e descer da bike para desenroscar a corrente que se prende entre o quadro e a coroa; isso pode danificar o quadro e/ou a transmissão.
Possíveis causas
O chain suck é usualmente causado por uma combinação entre muita lama e desgaste. No entanto, mesmo num sistema de transmissão novo, também pode ocorrer. Um pedivela com a coroa intermediária ou pequena gasta é um bom exemplo: somado ao excesso de lama, a situação pode piorar. Mas, por incrível que pareça, existe a possibilidade de ocorrer o chain suck quando a corrente estiver muito seca, ou seja, com falta de lubrificação, mesmo com o sistema em bom estado.
O chain suck também pode ocorrer quando há desalinhamento do pedivela em relação ao quadro (chain line) e à linha de corrente; se o sistema for novo, isso pode se tornar crítico, pois existem cantos vivos nas peças novas, que só melhoram com o uso.
Para uma coroa gasta, a melhor solução é, obviamente, substituí-la. Com isso, talvez precise substituir também a corrente e o cassete, caso a corrente esteja se esticando demais.
O procedimento a seguir pode manter as coisas funcionando por um bom tempo se a grana estiver curta, as lojas estiverem fechadas ou se você quiser esperar até o verão para substituir. São dicas para minimizar ou evitar a ocorrência de chain suck.
Prevenção
- Limpe o sistema de transmissão e remova o pedivela. Muitas vezes, um extrator de pedivela é necessário.
- Verifique bem a coroa intermediária e menor, que são o principal ponto de ocorrência do chain suck. Note que ganchos aparecerão ao longo do tempo nas coroas gastas, pois o material da coroa simplesmente não desaparece com o uso: parte dele fica preso à coroa como se fosse amassado no seu dente, deixando rebarba que o torna mais largo e isso, aliado ao formato de gancho no dente, causa dificuldade para a corrente se desprender na parte inferior da coroa devido à pouca carga na parte inferior da corrente.
- "Estar fora da linha de corrente", ou seja, o desalinhamento das coroas com relação ao quadro, também influi no fenômeno. Isso é bem mais complexo que o caso de desgaste, então, é melhor procurar um bom mecânico.
Tentativas de melhora
Com uma lima redonda, lime a rebarba lateral acumulada no dente da coroa com um movimento suave; retire esse material acumulado e em seguida faça a montagem. Teste com tudo limpo e lubrificado.Alinhamento das coroas
A maioria dos pedivelas pede uma linha de corrente de 47,5 mm ou 50 mm. Essa medida conta desde o topo da coroa do meio até o centro virtual do quadro. Para coroa dupla em bikes de estrada, a medida é de 43,5 mm.
Normalmente o fabricante informa a chain line para cada pedivela.
Chain line e seus padrões:
Chave para retenção de parafuso de coroa TL-FC10
Graxa
Óleo lubrificante
Extrator de pedivela
Lima
Obs: Para outras medidas consulte o fabricante do pedivela.
Normalmente o fabricante informa a chain line para cada pedivela.
Chain line e seus padrões:
Aplicação | Medida | Notas |
---|---|---|
Estrada Duplo | 43,5 mm | Medido até o ponto médio entre as coroas. Com típico espaçamento coroa de 5 mm, o que coloca o interior em 41 mm, o exterior em 46 mm. |
Estrada Triplo | 45 mm | Medido até a coroa do meio. |
MTB Triplo | 47,5 - 50 mm | Medido até a coroa do meio. Em geral, usa-se 47,5 mm, mas quadros com tubos de selim com grandes dimensões podem pedir 50 mm, porque o tubo com diâmetro maior posiciona o mecanismo do câmbio mais para a direita. |
Ferramentas Necessárias
Chaves allen (para sacar as coroas)Chave para retenção de parafuso de coroa TL-FC10
Graxa
Óleo lubrificante
Extrator de pedivela
Lima
Obs: Para outras medidas consulte o fabricante do pedivela.
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