Mas a idéia por trás do “BikeSpike” não é bem esta. O objetivo principal deste rastreador é fornecer um aviso/relatório imediato a algum de seus contatos em caso de queda.
Atualmente, muitos de nós já estamos acostumados a medir nossos pedais e ter nossas localizações através de GPS, normalmente embarcados em nossos smartphones. Mas nestes casos, é necessário que estejamos na bike. Com este gadget, instalado na própria bike, a função de localização ocorre sem a necessidade da nossa presença. E para quem está habituado com aparelhos eletrônicos, sabe que nada melhor do que um aparelho dedicado para realizar determinada função. No meu caso, não troco o meu GPS Garmin Etrex por nenhum Smartphone. Tanto pela confiabilidade dos dados mesurados (em breve traremos um post falando sobre isto) quanto pela durabilidade da bateria.
O aparelho, que pode ser emparelhado com um Smartphone Android ou iOS para permitir o monitoramento em tempo real de uma bicicleta, está sendo desenvolvido por Clay Neigher e Fienup Bill através de um projeto Kickstarter.
O dispositivo é anunciado pelos desenvolvedores como tendo um dos menores chipsets de GPS do mundo, uma antena embutida e um acelerômetro a bordo, juntamente com uma conexão a uma rede global de celulares. A idéia aqui é que os usuários possam identificar a localização exata da bicicleta via conexão web ou smartphone. Isso pode permitir que uma bicicleta seja digitalmente “bloqueada”, onde o usuário pode receber uma notificação se a bike está em movimento, se sofreu uma queda, ou se foi danificada e abandonada.
Os criadores acreditam que o BikeSpike possa ser integrado em um porta-caramanholas, ficando como uma espécie de “caramanhola personalizada”, assim, escondendo o fato de que a bicicleta tem o rastreador instalado. Isto poderia fornecer a polícia ou a aplicação da lei aos outros com uma ferramenta para ajudar a recuperar uma bicicleta roubada.
Os designers ainda afirmam que que ele poderia ser utilizado para que os pais pudessem acompanhar os passeios dos ciclistas mais jovens, para o gerenciamento de uma frota de aluguel de bicicletas e até mesmo para programas de compartilhamento de comunidade.
“O sistema de detecção de colisão pode alertar aos principais membros da sua lista de contatos e compartilhar a localização de um acidente”, disse Neighber.
Além disso, o BikeSpike poderia ser usado da maneira como muitos ciclistas usam o GPS – para coletar e compartilhar dados de viagem.
“A API aberta permite aos desenvolvedores criar jogos e aplicativos de fitness que você pode baixar e usar com o dispositivo ou utilizar os dados criados a partir do BikeSpike de integração com os aplicativos existentes que já utilizamos”, acrescenta Neigher.
Ele está esperançoso de que o projeto Kickstarter vai permitir que este dispositivo tão útil saia do conceito e se torne realidade.
E você, instalaria um na sua bicicleta?
0 comentários:
Postar um comentário