Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


terça-feira, 17 de maio de 2016

13 BENEFÍCIOS DA BANANA!


Uma fruta tradicional dos paises tropicais, assim como o Brasil, ela esta presente no nosso dia a dia. A banana é o segundo fruto mais produzido e consumido no Brasil, sexto país no ranking da produção mundial (2011), tanto como sobremesa como acompanhamento nas refeições.

A banana é composta por:

  • água
  • proteína
  • lipídeos
  • carboidratos
  • fibras
  • cálcio
  • ferro
  • magnésio
  • fosforo
  • potássio
  • sódio
  • zinco
  • cobre
  • manganês
  • selênio
  • Vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6, B9, C e E.

A banana alta taxa de carboidrato, por isso é bom para quem vai treinar e não teve tempo de comer algo antes.

Em 100 gramas de banana você encontrara 23.43g de carboidrato, contra somente 1.03g de proteína. É por isto que passaremos algumas estratégias para você comer banana sem engordar, veja logo abaixo.

Benefícios da Banana:

1. Construção de massa muscular magra

Isso mesmo, quer músculo, a banana irá te ajudar. O magnésio que se encontra na banana ajuda na construção muscular e relaxamento, bem como na síntese de proteínas, o que aumenta a massa muscular.

2. Recupera a musculatura

Além de ajudar na construção muscular, o potássio encontrado na banana ajuda os músculos a se recuperarem de um treino, reforça o seu desenvolvimento e permite que você treine mais.

3. Faz você se sentir feliz

O formato da banana já nos diz tudo, ela nos sorri. E também fazem a gente sorrir. Isso porque ela contém vitamina B9 (acido fólico), esse nutriente pode combater a depressão, ele ajuda a serotonina, uma substância química sentir-se bem, e entrar no cérebro mais rápido. Estudos têm demonstrado uma elevada incidência de deficiência de folato em 50% dos pacientes com depressão, e alguns médicos recomendam o aumento da ingestão de ácido fólico.

4. Menos estresse e ansiedade

Além de nos fazerem feliz eles também possuem triptofano, percursor da serotonina. Como se fosse um antidepressivo natural. Bananas também tem norepinefrina, que ajuda a regular o estresse.

5. Faz você dormir melhor

Esse mesmo triptofano ajuda a termos um sono melhor. Como ele promove o relaxamento ele consequentemente faz você dormir melhor.

6. Reduz o inchaço

Você está constantemente inchado, com retenção de líquidos? A banana pode ajudar com isso.
Um estudo recente descobriu que mulheres que comiam duas banana por dia como lanche, por 60 dias reduziram seu inchaço na região da barriga 50 %! Por quê? As frutas aumentam as bactérias de combate ao inchaço no estômago.

7. Ajuda a queimar gordura

Ela contém colina (12mg), uma vitamina que age diretamente sobre os genes que causam o armazenamento de gordura no abdômen.

8. Regula seu açúcar no sangue

A dica é consumir proteína + gordura saudável (manteiga, azeite de oliva, óleo de coco, banha de porco..) com a banana, pois assim retarda a absorção do açúcar a partir da banana em sua corrente sanguínea. Esta é a estratégia mais eficaz para manter os níveis de açúcar no sangue estável, o que significa níveis de energia consistentes e perda de peso.

9. Reduz nível de colesterol ruim

Bananas contem fitosteróis, que diminuem o nível do colesterol ruim. Alem disso, contem vitamina B6 que é importante para a saúde do coração como, saúde imunológica, saúde digestiva e sistema nervoso.

10. Ajuda na digestão

Você tem problemas com digestão, talvez a banana possa te ajudar.
Eles são um excelente fonte de carboidratos probióticos não digeríveis, que atuam como alimento para as bactérias boas do intestino (probióticos) e melhoram a digestão, porque eles contêm fruto oligossacarídeos, um aglomerado de moléculas de frutose que levam a uma melhor saúde gastrointestinal.

11. Fortalece os ossos

Apesar das bananas não conterem uma elevada quantidade de cálcio (menos que 1% de sua ingestão diária recomendada), eles podem ajudar a promover a absorção de cálcio com a ajuda desses probióticos fruto oligossacarídeos. Como fruto oligossacarídeos fermentam no trato digestivo, eles aumentam a capacidade do corpo de absorver cálcio de acordo com um estudo no American Journal of Clinical Nutrition.

12. Da energia

Bananas são ricas em glicose, a fonte de mais fácil digestão do açúcar que irá fornecer energia ideal para o seu funcionamento. Comer uma banana no pós-treino ajuda a repor rapidamente as reservas de energia que estão esgotados durante uma sessão de exercícios pesados.

13. Diminui a pressão sanguínea

De acordo com a FDA, “a combinação de um baixo teor de sódio, doses elevadas de potássio está associada com níveis mais baixos da pressão arterial e freqüência mais baixa de acidente vascular cerebral em indivíduos.” Bananas são ricas em potássio e pobres em sódio, o fruto é oficialmente reconhecido pelo FDA como sendo capaz de reduzir a pressão arterial e proteger contra ataques cardíacos e derrames.

A banana tem outros inúmeros benefícios, mas por ora já me bastam esses.

Considerações Finais


Portanto, a banana até pode ser alta em frutose e é bom evitar enquanto quiser emagrecer, porém são tantos benefícios que, comer uma banana de vez em quando não vai fazer diferença. Saiba sempre  que o equilíbrio é a chave para tudo.

Fonte: BikeDica

0 comentários:

Postar um comentário