Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


sexta-feira, 26 de julho de 2019

Tá Frio?? O que fazer para pedalar?


Em algumas regiões do país, o frio pode ser bem intenso nessa época do ano. Além disso, nosso inverno pode ser chuvoso e úmido. Com um clima desses, pode ser um desafio sair com a bicicleta. Mas não desanime; você só precisa ser forte para dar o primeiro passo. Sair da cama cedo provavelmente é o mais difícil para a maioria. Depois disso, aos poucos, pedalar vai te esquentar, e, ao voltar para casa, você vai se sentir muito, muito melhor do que se tivesse ficado dormindo mais um pouquinho. Confira abaixo algumas dicas que amenizam o desconforto que o frio pode causar ao pedalar.

– Antes de pedalar, aqueça-se. O aquecimento te ajuda a terminar de acordar e diminui o risco de lesões. Faça quinze minutinhos de aquecimento e corra para fora, para o corpo não esfriar novamente.

– É bem raro lidar com temperaturas abaixo de zero aqui no Brasil. Então, por mais frio que esteja, você não precisa se encher de casacos para pedalar. Porque, se fizer isso, logo vai começar a transpirar, e o suor vai te deixar desconfortável. Então, continue usando roupas de ciclismo, só aumente o número de camadas. Elas são mais leves e finas, o que também vai facilitar a vida quando você resolver começar a tirar algumas peças. Se você sente bastante frio nas pernas, use pernitos.

– Cuidado na hora da retirada de camadas. Se você não domina a arte de fazer duas coisas ao mesmo tempo, pare a bicicleta em um lugar seguro para tirar uma blusa. Mas, se você consegue fazer isso pedalando ao mesmo tempo, sem problemas.

– Em dias com muito vento, use um corta-vento, em dias de chuva, use uma jaqueta impermeável.

– O rosto sofre bastante com o frio. Óculos de proteção protegem os olhos do vento. E mantenha sua cabeça quentinha com touca ou gorro. No pescoço, use uma bandana, que é algo mais leve, mas que esquenta também.

– Luvas são muito importantes, porque mãos congeladas limitam seus movimentos.

– No frio, o corpo gasta para pedalar e para se manter aquecido. Mantenha-se igualmente bem hidratado. Na verdade, a hidratação é essencial (mesmo!) em qualquer época do ano. Também, alimente-se bem com frutas e cereais, por exemplo, para manter o organismo equilibrado durante a atividade.

– Temperaturas muito baixas ou muito altas podem afetar alguns ajustes e engrenagens da bicicleta. Dê uma olhadinha nos freios, na corrente e nos cabos, tentando identificar algum barulho estranho que indique alguma desregulagem. Outra dica é diminuir um pouquinho a pressão dos pneus, para ter um pedal mais confortável.

– Se você optar por parar no caminho, para tomar um café, por exemplo, não exagere no tempo. É bom não demorar demais nas pausas, senão pode vir aquela vontade incontrolável de chamar um táxi para voltar para casa.


É um pouco mais difícil? É. Exige mais preparo? Sim. Mas vai ser tão bom quanto. Ao final de uma pedalada no frio, compartilhe sua conquista com alguém. Mande uma foto, ou conte para a esposa, o marido, um amigo (a), sobre o desafio que você conseguiu vencer. Sua motivação vai subir lá em cima, e daqui a pouco, você nem vai mais se importar com o frio.

0 comentários:

Postar um comentário