Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


sexta-feira, 3 de junho de 2016

Pesquisa Nacional Perfil do Ciclista


Dados e conhecimento da realidade são ferramentas essenciais para o planejamento urbano. Em 2015, a Transporte Ativo, juntamente com o Observatório das Metrópoles e outras organizações do país, realizou uma pesquisa inédita no Brasil com o objetivo de conhecer quem são os ciclistas brasileiros e quais suas motivações para pedalar na cidade.

Desenvolvida com o intuito de fornecer subsídios para que as organizações envolvidas, gestores públicos e demais pessoas interessadas desenvolvam uma agenda de ações para promoção do uso da bicicleta, a Pesquisa Nacional Perfil do Ciclista foi realizada em 10 diferentes cidades brasileiras, revelando características locais e um breve panorama nacional.


Foram entrevistados 5.012 ciclistas em dez cidades das diferentes regiões brasileiras: Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Niterói, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Para isso, foram a campo, durante os meses de julho e agosto de 2015, mais de 100 pesquisadores.



No Brasil, mais de 70% dos usuários da bicicleta como meio de transporte a utilizam cinco ou mais dias por semana, 37,3% utilizam a mais de cinco anos e 42,9% a utilizam por ser mais rápido e prático. Dentre os principais problemas enfrentados pelos ciclistas do Brasil estão falta de respeito dos motoristas, falta de infraestrutura adequada e falta de segurança no trânsito

Fonte: Revista Bicicleta por Blé Binatti

0 comentários:

Postar um comentário