Realmente, comprar uma bicicleta não é tão simples assim, principalmente com a gama de ofertas que existe no mercado. As opções são tantas que torna-se muito trabalhoso escolher, principalmente para quem está iniciando.
Para tirar o máximo de proveito possível e principalmente não jogar dinheiro fora, tornase imperativo escolher o modelo ideal ao seu perfil e experiência com a pilotagem da bicicleta.
Após passar dois dias maravilhosos no Zoom Bike Park testando bicicletas e também a minha técnica de pilotagem pelas trilhas de lá, elenquei 5 pontos (dicas) importantes para te ajudar a escolher a sua futura companheira!
Aqui vão elas:


Certamente você terá muito mais conforto e segurança em uma bicicleta de 3mil reais do que uma de 1mil.
3- Onde comprar e com quem falar: Se você não tem muita familiaridade ou experiência com bicicleta certamente a pesquisa por modelos de bicicleta pode se tornar uma dificuldade absurda e até desmotivadora. Na internet há tantos modelos e ofertas que facilmente nos primeiros minutos você vai se sentir perdida. Falar com amigos pode ser bom por um lado, mas por outro não, pois o que serve para sua amiga pode não servir para você, lembre-se que a compra é definida pelo tipo de uso que você fará da bicicleta e por mais apaixonada que sua amiga seja pela bicicleta que ela usa, é possível que esta bicicleta não seja adequada para você. O ideal é procurar as lojas especializadas, as bikes shop, lojas que só vendem bicicleta. Os vendedores destas lojas costumam ser verdadeiros consultores.
Converse com eles, fale a respeito do uso que você quer fazer, do quanto pretende investir, como é o seu perfil de pilotagem, qual a sua experiência. Quanto mais detalhes você der, melhor será a orientação que o vendedor irá lhe passar.

5- Defina o seu perfil e objetivos: Saber reconhecer-se é importante. O seu perfil como ciclista é definitivo para o tipo de bicicleta que irá usar. Por exemplo, na família de mountain bikes existem diversos modelos: para ciclistas inexperientes, para as entusiastas, para aquelas que querem apenas ir pedalar em um estradão de terra com amigos, para as que gostariam de viajar de bicicleta e até para as que desejam competir. Além disto, qual o seu objetivo, você é iniciante, mas tem pretensão de focar na prática do mountain biking para competir, mesmo que amadoramente, ou é iniciante e pretende praticar o mountain biking apenas como diversão e lazer? O seu perfil como ciclista e seus objetivos a conduzirão para a escolha de um modelo especifico de mountain bike.
Relato aqui como foi a minha experiência de pedalar por uma mesma trilha com bicicletas bem diferentes. Tive a oportunidade de testar dois modelos de mountain bike da Specialized, a Camber e a Ruze, ambos modelos femininos. O meu objetivo era perceber que tipo de experiência eu teria com cada uma das bicicletas.

A Specialized Camber é para a ciclista mais experiente e que está em busca de velocidade. Ela foi projeta para quem quer subir e descer rápido, ou seja, ser tão eficiente na subida quanto na descida. E como a Camber consegue isto? Devido a geometria do seu quadro que conta com uma traseira super curta de alumínio e o quadro em fibra de carbono. Esta combinação resultou em peso leve, rigidez e durabilidade. Nos dois extremos da bike, você tem suspensão muito macia com curso de 130mm sem exagerar na capacidade de absorver grandes impactos. E o que é melhor, cada componente da bike, desde o guidão ao comprimento do pedivela foi totalmente construído e customizado para mulheres. Portanto, se você é uma ciclista que anda muito e em alta velocidade, a Camber é exatamente o que você precisa.
Ao final do pedal pelas trilhas do Zoom Bike Park tive duas experiências incrivelmente maravilhosas, e ao mesmo tempo completamente diferente uma da outra. Nada como poder testar e vivenciar para poder se decidir pela compra de uma bicicleta!
Fonte: Revista Bicicleta por Claudia Franco
0 comentários:
Postar um comentário