Subscribe:

Parceiros

.


sábado, 25 de março de 2017

Empreendedores apostam na tecnologia para diminuir o roubo de bicicletas em SP

O aplicativo Bike Ajuda é um aliado no combate ao roubo de bicicletas crescente na cidade

Foto: Divulgação
O aumento do número de ciclistas nas principais cidades brasileiras vem acompanhado de uma questão recorrente: é seguro usar a bicicleta como meio de transporte? Além da convivência com os outros veículos no trânsito, problemas mecânicos e recentemente o alto índice de roubos e furtos podem assustar ciclistas iniciantes e impedir que esses adotem a bike como forma de ir ao trabalho, principalmente em pedaladas com distâncias mais longas ou em horários noturnos. Pensando nisso, Daniel Moral e Simone Olivieri criaram e lançaram o Bike Ajuda; um aplicativo para mobilizar e criar uma rede de suporte voluntário entre ciclistas. “Acreditamos que ao trazer essa estrutura de segurança para o ciclista, estamos incentivando mais pessoas a deixarem o carro em casa e usar a bicicleta como meio de locomoção”, afirma Daniel.

O aplicativo funciona assim: ao se cadastrar o ciclista fornece dados sobre sua bicicleta e passa a fazer parte da rede Bike Ajuda. Caso tenha algum problema com a bike durante a pedalada, pode enviar um pedido de ajuda pelo aplicativo, informando detalhes sobre a ocorrência. Imediatamente, todos os ciclistas cadastrados em um raio de 3km receberão o alerta e poderão responder ao pedido de socorro. “Mecânicos profissionais e bikers voluntários cadastrados atendem ao chamado e, caso ninguém consiga atender, indicamos oficinas e bike shops próximas”, explica Simone.

Os ciclistas também poderão pedir ajuda em caso de acidente ou furto contatando diretamente a Polícia Militar ou o SAMU nos botões de emergência, além de marcar os pontos com maior índice das ocorrências. A próxima versão já está sendo desenhada com a consultoria de um especialista em segurança e promete integração com os órgãos governamentais, entre outras funcionalidades.

O Bike Ajuda funciona no sistema iOS  e pode ser baixado gratuitamente. Em breve a versão Android também estará disponível.

Assista o vídeo de apresentação



Fonte: RevistaBicicleta

0 comentários:

Postar um comentário