Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Como comprar e vender bikes com segurança na internet

Conheça a SeMexe, a plataforma onde os apaixonados da bike podem comprar e vender com segurança!

Foto: Divulgação
Alguma vez você já ficou tentado em comprar ou vender na internet, seja uma bike ou equipamento esportivo, e ficou desconfiado? Os golpes virtuais ou cybercrimes estão cada vez mais comuns e muitas vezes precisamos “pensar muitas vezes” antes de passar o número do cartão de crédito na internet. Na verdade, é preciso tomar algumas precauções para não sermos enganados.

“Atualmente existem muitos grupos de Facebook e contas do Instagram focados em vendas de bicicletas, além de alguns sites de classificados especializados. A grande questão é que em sua maioria eles fazem apenas o “match” entre comprador e vendedor, sem dar segurança na operação financeira e sem ter maiores cuidados com a procedência de quem está vendendo”- explica Gabriel Novais, sócio fundador da SeMexe, o marketplace do esporte que oferece soluções antifraude em um ambiente 100% seguro para o e-commerce.

“Marketplace is the new black” e esta modalidade de e-commerce está super em alta. Por isso, para evitar fraudes, a orientação principal da Konduto, empresa especializada em tecnologia anti-fraude, é que todas as transações financeiras sejam realizadas dentro do ambiente do próprio marketplace – por isso ele não permite que um vendedor informe contatos como e-mail ou número de telefone abertamente, aumentando o risco de golpes.

Não caia em furada
“Tente sempre comprar uma bike que o dono tenha a nota fiscal. Além de ser uma garantia de que não é roubada, também garante a sua posse da bicicleta, no caso dela ser roubada e recuperada no futuro. Além disso, em geral é uma necessidade para quem quer fazer seguro. Hoje em dia com lojas mais informatizadas, muitas vezes é possível pedir uma segunda via da nota, caso o dono tenha perdido” - explica Pedro Cury, responsável pelo site Bicicletas Roubadas, no qual é possível consultar uma bike pelo número de série do chassi (que fica posicionado embaixo do movimento central) do quadro.

O passo a passo para você vender sua bike na internet

Se você deseja vender sua bike na internet, provavelmente a primeira coisa que você fez foi pesquisar como fazer isso. Mas para sair do óbvio como, por exemplo: revise sua bike, faça uma descrição completa e tire boas fotos, vamos tentar dar mais dicas que podem realmente fazer a diferença:

O que escrever no anúncio?
A descrição do produto vai além das informações básicas sobre sua bicicleta ou equipamento. Quanto mais detalhes, melhor. Assim evita perguntas redundantes e curiosos. Por isso, certifique-se de colocar no anúncio:
Marca
Modelo
Modalidade (tipo da bike)
Ano de fabricação e/ou compra
Tamanho do quadro
Material do quadro
Tempo e características de uso
Número de marchas/ velocidades
Componentes (grupo de transmissão, freios, rodas, pneus, cockpit, pedal, acessórios...)
Procure adicionar comentários sobre o verdadeiro estado de conservação do produto e o que acredita ser relevante. Ahm, não esqueça de revisar seu anúncio, evitando os erros de português, dessa forma você irá ganhar credibilidade e facilitará sua venda.

O lado visual
Caprichar nas fotos pode parecer bastante óbvio, não é mesmo? Afinal, já dizia o ditado que “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Mas o que isso realmente quer dizer? O que é importante mostrar da bike? Existe algum recurso ou app para ajudar?
Calma, são muitas perguntas, por isso vamos por tópicos para te ajudar a apresentar sua bike com capricho, mas sem falsidades.
Be-a-bá - Primeiro você precisa do registro básico da sua bike. Posicione ela lateralmente mostrando o lado da transmissão; faça fotos do outro lado também. Tire fotos sob o ângulo frontal (valorizado nas bikes aero de ciclismo estrada e triathlon).

Foco nos detalhes
toda bicicleta tem suas particularidades, por isso dê atenção aos diferenciais do modelo. Por exemplo, um quadro em fibra de carbono; uma roda com cubo com rolamentos de cerâmica; uma suspensão com ajuste; pneus novos; guidão clip… enfim, tudo que considere interessante.
Recursos avançados - Não precisar ser fotógrafo profissional ou ter um equipamento fotográfico de última geração para capturar sua bike. Um smartphone com uma boa câmera pode resolver. E quem deseja um registro mais profissional, o app Adobe Lightroom é um dos mais renomados, também disponível para os usuários do Android, com filtros e recursos para corrigir aquela falta de luz na hora do click. Outra dica é usar o modo “retrato” da câmera do celular, o recurso ajuda a foto enquadrar o que você quer, desfocando o fundo, criando um efeito muito bacana. Por último, não mesmo importante, a dica é inovar com uma foto 360 graus, isso mesmo, o próprio Facebook aceita esse formato, basta usar o recurso de foto “Panorama” ou um app que faz essa função, como o Câmera Cardboard.

E por que não gravar um vídeo?
É comum as mídias especializadas e atletas profissionais apresentarem os equipamentos com um vídeo, que intitula-se bike check. Sem dúvida, pode ser um ótimo recurso gravar todos os detalhes da sua bike, ao mesmo tempo que descreve os itens que compõem o equipamento. Lembre-se de encontrar um local silencioso e com boa luz, antes de gravar o vídeo de no máximo 1 minuto de duração.

Expectativa X realidade
Na hora de estabelecer o valor de venda, faça uma pesquisa de mercado e seja realista. É claro que criamos um valor sentimental de nossa bicicleta e nem sempre é fácil desapegar. No entanto, foque no seu objetivo: vender num valor justo, por isso, avaliar o real estado de condição do produto e descontar as depreciações são essenciais para fazer um negócio. Afinal, uma bike parada enferrujando não é vantagem para ninguém. Use as dicas já mencionadas acima e faça seu marketing pessoal para promover seus anúncios. A dica final é você usar o link do seu anúncio na SeMexe, por exemplo, e espalhar nas suas redes sociais e lista de contatos do Whatsapp. Seja criativo na abordagem e bons negócios!

Negócio Seguro
Existem algumas formas de fazer negócio, em que os riscos estão relacionados aos cuidados tomados pelo comprador / vendedor. Por isso pesquise e busque canais confiáveis.
“Oferecemos uma busca especializada, com filtros desenhados por quem entende de bike. Além disso, somos obcecados por segurança e pela experiência do consumidor. Todos os vendedores são checados individualmente e temos um time que aprova item por item pra garantirmos a qualidade do que vai para nosso site. E ainda falando de segurança, toda a transação financeira acontece dentro da SeMexe e o dinheiro só cai na conta do vendedor quando o comprador confirmar que recebeu tudo direitinho. Ah, e não tem custo para cadastrar o produto (apenas uma comissão quando a venda acontece) e o comprador pode parcelar em até 12 vezes!” - explica Rafael Papa, sócio fundador da SeMexe, que pontua alguns dos diferenciais da plataforma.
“Não somos apenas um Marketplace da bike. Somos uma marca do esporte, que busca entender o que atletas amadores e entusiastas querem de fato. Nossa missão é levar o esporte para mais pessoas e aumentar o tempo de vida de itens esportivos incentivando a economia colaborativa” - complementa.

Diferenciais

E para que a transação seja tranquila e ninguém seja lesado: os especialistas da SeMexe ainda destacam:
Garantia de procedência - Todos os produtos cadastrados no marketplace passam por uma verificação. E a plataforma busca em breve associar-se com sites que são referências, como por exemplo, o Cadastro Nacional de Bicicleta RoubadasBike Registrada e o Minha Bike, registro estadual de bicicletas do Estado do Paraná.
Pesquisa de reputação do vendedor/comprador: Os usuários cadastrados têm que apresentar o documento de identidade, adicionando uma “Selfie de Segurança” ao formulário de cadastro para que suas informações sejam checadas.
Desistiu da compra? Tudo bem. O comprador na SeMexe tem o prazo de 07 (sete) dias corridos, contados a partir da data de recebimento do produto, para solicitar a devolução do produto.
Fonte: Bike na Mídia

0 comentários:

Postar um comentário