Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


quinta-feira, 26 de junho de 2014

Guia traz 26 dicas para garantir a segurança dos ciclistas


O Guia do Ciclista, criado pela Prefeitura de Vitória, traz dicas de segurança para os condutores de bicicletas na cidade.

1. Meio-fio: Quando não houver ciclovia ou ciclofaixa, ande próximo ao meio-fio, sempre do lado direito da pista. Em grupo, ande em fila indiana.

2. Passageiro: Conduza o passageiro na garupa ou assento especial a ele destinado.

3. Carona: Não pegue carona em veículos em movimento buscando poupar pedaladas. Evite colisões e freadas bruscas.

4. Sinalização: Faça de tudo para ser visto. Sinalize com as mãos as suas manobras e sua direção. Olhe para os dois lados antes de atravessar, mesmo se a rua for de mão única.

5. Segurança: Lembre-se dos seus equipamentos de segurança, principalmente em dias chuvosos e à noite.

6. Direção: Segure o guidom com as duas mãos; não faça malabarismos. Procure andar em linha reta. Evite mudanças bruscas de direção, pois assusta quem vem atrás.

7. Contramão: Nunca ande na contramão. Cuidado ao entrar à esquerda. Se preciso, vá até a calçada e atravesse como pedestre, empurrando a bicicleta.

8. Veículos parados: Cuidado com veículos estacionados, pois alguém pode abrir a porta repentinamente.

9. Curvas: Entre devagar em uma curva e evite frear. Lembre-se: podem aparecer poças d'água, manchas de óleo, areia e buracos.

10. Calçadas: Quando transitar por calçadas, porte-se como pedestre: ande empurrando a bicicleta.

11. Evite avenidas: Evite andar por avenidas movimentadas; quando o fizer, procure ver e ser visto. O melhor caminho para as bicicletas é a ciclovia ou ciclofaixa.

12. Cargas: Não transporte cargas pesadas demais, pois comprometem o seu equilíbrio.

13. Cruzamentos: Atenção extra aos cruzamentos. Fique de olho na intenção dos veículos e pedestres. Na dúvida, atravesse na faixa de pedestre, empurrando a bicicleta.

14. Pontos de ônibus e táxis: Cuidado ao passar pelas paradas de ônibus e de táxis, verifique se eles se aproximam, aguarde até que possa prosseguir com segurança.

15. Aparelhos eletrônicos: Não circule com aparelhos eletrônicos plugados aos seus ouvidos: você estará perdendo um dos sentidos fundamentais à sua atenção.

16. Pedestres: Respeite os pedestres. As leis de trânsito devem ser seguidas. Todos somos pedestres. Ao respeitá-los, você estará respeitando a si mesmo.

17. Bebida: Se beber, não pedale. Bebida não combina com direção segura.

18. Estacionamento: Ao estacionar sua bicicleta, prenda com cadeado e escolha um local apropriado. Dê preferência a lugares movimentados e comerciais. Assim mais pessoas olharão pela sua bicicleta.

19. Poluição: Esteja atento à poluição. Respire pelo nariz e não pela boca. Nos semáforos, procure ficar à frente dos veículos motorizados e nunca atrás de seus escapamentos.

20. Pneus: Mantenha seus pneus calibrados e cheios. Não ande com pneus murchos.

21. Insolação: Evite os horários mais ensolarados do dia. Insolação não manda aviso e pode colocar você em uma situação de risco de repente.

22. Documentos: Porte sempre documentos pessoais, inclusive com indicação de problemas de saúde, caso existam.

23. Roteiro: Trace um roteiro mental prévio da sua viagem. Assim, você evita situações imprevistas.

24. Cartão telefônico: Carregue um cartão telefônico com você. Ele pode ser útil para casos de emergência.

25. Água: Para passeios ou viagens mais longas, não esqueça o cantil ou a garrafinha de água.

26. Pôr do sol: Evite o horário do pôr do sol (final da tarde). Nessa hora acontece o fenômeno lusco-fusco (penumbra), que costuma desorientar visualmente as pessoas, provocando acidentes.

Fonte: Gov. Vitória

0 comentários:

Postar um comentário