Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Vai Pedalar? Confira algumas dicas para diminuir os riscos

 Durante uma pedalada, vez por outra acontecem imprevistos que podem ser evitados se você alguns cuidados antes de pegar a estrada


1 - Proteja sua cabeça. Use capacete
.. Nunca dirija uma bicicleta sem usar o capacete. Os capacetes para ciclistas podem reduzir lesões importantes no crânio e no cérebro em cerca de 85%. Escolha um capacete que se ajuste corretamente ao seu tamanho de cabeça.

2 - Veja e seja visto
.. Use roupas que lhe tornem mais visível nas ruas. Sempre que possível use cores fluorescentes ou claras quando dirigir uma bicicleta, principalmente no período noturno.

3 - Evite dirigir bicicleta à noite
.. Crianças não devem dirigir uma bicicleta à noite. É muito mais perigoso dirigir uma bicicleta à noite do que durante o dia. A maioria das bicicletas são equipadas para uso à luz do dia e precisam ser adaptadas para uso à noite.

4 - Para dirigir à noite, você deve fazer o seguinte:
.. Utilize refletores especiais que devem ser instalados nas bicicletas e mantidos inclusive para o uso de dia. Se um bagageiro for colocado na bicicleta, verifique que os refletores fiquem à vista.
.. Adicione na frente e na traseira da bicicleta as luzes mais brilhantes que você puder encontrar em lojas especializadas.
.. Utilize tecidos ou materiais refletivos – não apenas brancos ou fluorescentes – especialmente na canela, punhos, costas e no capacete.
.. Dirija apenas em áreas conhecidas para você. Ruas ou avenidas iluminadas são os melhores caminhos.
.. Sempre pense que você não está sendo visto pelo condutores dos veículos.

5 - Permaneça alerta. Sempre procure por obstáculos no seu caminho
.. Fique alerta o tempo todo. Pedale sempre olhando para frente e na direção que você quer ir, desse modo você poderá antecipar obstáculos que possam causar uma queda da bicicleta, tais como galhos, lixo, buracos, rachaduras na pista.
.. Antes de contornar um obstáculo ou qualquer objeto, olhe à frente e para trás de você para verificar o trânsito. Planeje antes de manobrar e sinalize sua intenção de mudar de rota. Se você estiver inseguro ou não tiver a habilidade, pare a bicicleta, desça e contorne a pé.

6 - Siga o fluxo. O caminho correto é à direita dos carros
.. Dirija do lado direito em uma direção reta e previsível. Sempre siga em fila única na mesma direção que outros veículos. Dirigir na contramão do sentido do trânsito coloca você onde os motoristas não esperam que você esteja. Eles podem não lhe ver, podem cruzar o seu caminho, ou fazer uma curva em cima de você.
.. Crianças pequenas, geralmente abaixo de nove anos de idade, não são capazes de identificar muitas situações perigosas no trânsito e ajustar a direção da bicicleta de maneira apropriada e, portanto, não
devem ter permissão para dirigir nas ruas sem supervisão de adultos.
.. Crianças que tiverem permissão para dirigir nas ruas sem supervisão devem ter as habilidades necessárias para seguir as regras de conduta do Código de Trânsito Brasileiro.
.. Verfique sempre o trânsito. Sempre esteja alerta para o trânsito em volta de você, mais de 70% das colisões entre bicicletas e carros ocorrem em retornos, curvas ou interseções de pistas. Antes de entrar na rua ou em uma interseção, verifique o trânsito. Sempre olhe para a esquerda- direita-esquerda antes de colocar sua bicicleta na pista.
.. Se você já estiver no trânsito, sempre olhe para trás e, então, sinalize antes de fazer uma curva para a direita ou para a esquerda.

7 - Aprenda e obedeça as leis de trânsito
.. Bicicletas são consideradas veículos. Ciclistas devem obedecer às mesmas regras que os motoristas de veículos motorizados. Leia o Código de Trânsito e aprenda a seguir todas as regras de conduta de um veículo nas vias públicas.
.. Sempre sinalize seus movimentos. Seja atencioso com os pedestres e outros condutores de veículos.
.. Nunca utilize fones de ouvido enquanto estiver pedalando porque o som pode atrapalhar sua habilidade de escutar o trânsito.

8 - Mantenha sua bicicleta com boa manutenção
.. É sua responsabilidade assegurar que a bicicleta tem perfeita condição de ser utilizada com segurança. A bicicleta deve ter o tamanho apropriado para sua altura e idade. Você terá dificuldades de controlar uma bicicleta muito grande ou muito pequena. Ficando de pé, a barra superior da bicicleta deve ficar pelo menos um palmo de distância do seu quadril. Esse é o tamanho apropriado.
.. Verifique que o assento da bicicleta está ajustado na altura correta. Sente-se sobre o banco com o seu pé sobre o pedal: sua perna deve ficar levemente dobrada. Isso ajudará a evitar o desgaste dos joelhos quando
você pedalar.

9 - Sempre verifique os freios antes de pedalar.. 
Sempre controle sua velocidade usando os freios da bicicleta. Use sempre o freio traseiro antes de usar o freio dianteiro. Mantenha os freios sempre ajustados. Se você não puder parar a bicicleta rapidamente, ajuste os freios.
.. Quando você aciona o comando dos freios, a alavanca não deve encostar no guidom. Se para acionar o freio está sendo necessário muita força, então é hora de levar a bicicleta para uma oficina autorizada para
reparo. As borrachas de freio devem se desgastar igualmente e nunca estarem separadas mais do que meio centímetro do aro das rodas.
.. Dirija devagar em tempo de chuvas e acione os freios antes quando a pista estiver molhada – será necessária maior distância para parar.

10 - Sempre verifique as rodas 
.. As rodas devem estar presas com firmeza. Se sua bicicleta tem uma alavanca para prender as rodas, é sua responsabilidade verificar que a alavanca está firmemente fechada o
tempo todo.
Verifique suas rodas todas as vezes que for pedalar, depois de qualquer queda, ou depois de transportar sua bicicleta. Se você não souber o quanto firme as rodas devem estar presas, procure uma oficina autorizada antes de dirigir sua bicicleta.

Fica a dica

0 comentários:

Postar um comentário