Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Motivação: Veja alguns conselhos para motivar-se a atingir suas metas.


O ciclismo, como qualquer atividade, pode ser feita de modo profissional ou amador. Tudo implica cumprir com objetivos próprios ou definidos pelas organizações esportivas, no caso das competições. Nem todos têm as mesmas capacidades atléticas para vencer, mas treinando forte, podemos atingir muitos objetivos. Para isso é necessário motivação.


Existem pessoas que pedalam mais por hobby, outras treinam duro para serem competitivas. Ambas estão certas, tem seus próprios objetivos: o corpo e a mente agradecem.

Na questão física, praticar ciclismo tonifica os músculos e articulações. Na questão mental, entra em jogo a motivação. Quando se atinge um objetivo que estava sendo perseguido, a sensação é magnífica: é a recompensa que nos leva a ter vontade e determinação para novos desafios.

É a motivação que faz com que uma pessoa possa concluir uma viagem, uma maratona, possa ganhar um campeonato ou dedicar-se profissionalmente a uma equipe. Sem motivação não há objetivo, e sem objetivo a prática torna-se ineficiente, já que sem ânimo uma pessoa não tem vontade  de treinar, nem afã de superação.

Veja alguns conselhos para motivar-se a atingir suas metas:

01:  Estabelecer pequenos objetivos contínuos. Não adianta dizer que o único objetivo é completar uma prova de 42 km. É melhor programar pequenas metas, mais fáceis, como percorrer inicialmente 5 km e depois de atingi-la, ir aumentando. Desta forma a motivação mantêm-se constante.

02:  Tenha prazer de treinar. Isso torna mais difícil abandonar os treinos.

03:  Varie os exercícios. Com leves alterações na atividade esportiva, é mais fácil se divertir e ter motivação.

04:  Obedeça seus limites. Cuide para não treinar além da conta: é fácil cair neste erro. Sobrecarregar a duração ou intensidade dos exercícios no treinamento podem acabar com a sua motivação.

05:  Compartilhe a sua paixão. Tente encontrar alguém que realmente esteja motivado e tenha objetivos parecidos com o seu. Com um companheiro, ou em grupos, além de estabelecer um convívio social, é mais fácil motivar-se.

06:  Não confunda meta com obsessão. É provável que goste muito de pedalar, mas se você se tornar um obcecado por suas metas, o sonho de tornar-se profissional pode trazer danos físicos e afetar a sua saúde psicológica.


Motive-se. Passo a passo, chega-se longe.

Fonte: Revista Bicicleta por Edgardo Jorge Sanrame

0 comentários:

Postar um comentário