Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


quarta-feira, 19 de agosto de 2015

No Dia do Ciclista, ainda há pouco o que comemorar em Pernambuco

Plano Diretor Cicloviário, que prevê a implantação de ciclovias e ciclofaixas, não saiu do papel

Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco
Comemorado todos os anos no dia 19 de agosto, o Dia Nacional do Ciclista.

 A data mostra que é antiga a luta para conscientizar a população sobre a importância do ciclismo para a sociedade em diversos aspectos. Apesar dos avanços, em Pernambuco ainda há pouco o que comemorar.

O Plano Diretor Cicloviário (PDC), que prevê a implantação de ciclovias e ciclofaixas, principalmente na Região Metropolitana do Recife (RMR), não saiu do papel. Com isso, um modal que poderia melhorar a questão da circulação e meio ambiente segue sem a atenção devida. E o pior, quem depende da bike para se deslocar sofre num transito sem prioridade e se arriscando nas vias públicas.

Para o coordenador da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo), Guilherme Jordão, o atual momento possui duas fases distintas. “As pessoas e as empresas estão compreendendo que a bicicleta é um meio de transporte viável e adequado ao Recife, por isso estamos percebendo um aumento natural do número de usuários. Por outro lado, parece que o Poder Público não visualizou isso ainda, pois não investiu o que foi prometido”, declarou.

Em consultas feitas formalmente à Prefeitura do Recife, a Ameciclo recebeu como resposta que dos quase R$ 600 mil que constava no orçamento para investimentos em rotas ciclavéis em 2014, apenas R$ 290 mil foram utilizados. A previsão é executar 76 km em quatro anos, porém, após três anos, só 4 km foram realizados. A falta da implantação de projetos também é replicado para todo o Estado. Pelo PDC, estavam previstos realizar 80 km entre 2014 e 2015, entretanto, as ações não saíram do papel.

A coordenadora do Programa Pelada-PE, que agora é vinculado à Secretaria de Turismo, Rosaly Almeida, justifica que agora o monitoramento das ações passou a ser feito diretamente pelo governador Paulo Câmara, o que deve agilizar as iniciativas. “No próximo dia 25 vamos ter uma reunião com a empresa que irá apresentar o modelo de bicicletários automáticos nos terminais integrados. Também reremos reunião no Recife para agilizar as ciclovias dos corredores como Leste-Oeste”, disse.

Ainda segundo a gestora, para comemorar o Dia do Ciclista, serão realizadas atividades em conjunto com o Plaza Shopping, nesta quarta-feira (19) e sábado (22). No evento irão promover manutenção de partilhas e cabos e freio e lubrificação das bikes. Haverá ainda distribuição de cartinhas com as regras de trânsito voltadas para os ciclistas.

Por nota, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informou que está concluindo os estudos dos projetos de novas rotas cicláveis. Alegou que o levantamento demanda um tempo maior de análises técnicas, uma vez que o foco é implantar novas rotas que tenham conexão com as já existentes, traçando uma malha ciclável extensa. O órgão afirmou ainda que as próximas rotas a serem implantadas são a Inácio Monteiro, no Cordeiro; Antônio Curado, no Engenho do Meio e a rota de Jardim São Paulo, que já estão com os projetos executivos em fase de conclusão. A previsão é que a implantação inicie neste segundo semestre de 2015.

Números
Atualmente a capital pernambucana conta com aproximadamente de 33 km de rotas para ciclistas. Em uma pesquisa para formular o PDC, 58% dos ciclistas da RMR utilizam a bicicleta como principal meio de transporte para ir ao trabalho.

Fonte: Folha de Pernambuco, por Tiago André Santos

0 comentários:

Postar um comentário