Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Bicicleta x Mobilidade

Foto: divulgação
Diversas cidades no Brasil, vem sofrendo uma grave crise na questão da mobilidade urbana. Com o crescimento da população, na maior parte desordenados e consequente incremento de automotores nas ruas devido a priorização do transporte individual motorizado. Os problemas se tornaram evidentes e, não adianta duplicar vias, pois só estaremos duplicando filas, temos que reduzir o número de veículos (carros). As cidades não tem falta de espaço, temos um excesso de carros nas ruas, que além do espaço físico que ocupam, são responsáveis por grande parte da poluição do ar e contribuintes dos gases do efeito estufa, mas não vou detalhar aqui os problemas advindos do uso de motorizados e sim falar do principal objetivo, de como a Bicicleta é uma grande aliada na solução de mobilidade urbana, além de proporcionar saúde e economia para o usuário e para a cidade.

Podemos definir mobilidade urbana em poucas palavras como a condição do cidadão poder optar pelo meio de transporte mais eficiente (e sustentável) para a cidade. O transporte coletivo (trem, ônibus, metrô, etc.) é uma boa alternativa e a Bicicleta é o único veículo “realmente” sustentável e o mais eficiente que existe para áreas urbanas, em deslocamentos de curtas e médias distâncias (5 a 20km). Outro momento fundamental na mobilidade urbana é o respeito às regras de circulação nas ruas. Temos uma das melhores legislações de trânsito do mundo, mas que infelizmente não é cumprida por uma parcela de nossa sociedade, e é nesse sentido que devemos fazer a nossa parte, pois se cada motorista, cada pedestre e/ou ciclista transitar respeitando as regras, proporcionaremos o adequado trânsito nas ruas, garantindo a nossa mobilidade com segurança. Quando tratamos de transporte ativo, pensamos principalmente na Bicicleta e que para incentivar o seu uso e ter segurança, precisamos de investimentos em estruturas viárias como Ciclovias, Ciclofaixas e Bicicletários por toda a cidade.

Estamos todos preocupados com as condições ambientais da cidade, poluição do ar, aquecimento global e outros, por isso evitar o uso desnecessário dos carros que emitem diversos gases que contribuem com esta poluição é uma boa atitude. Trocar o carro pela Bicicleta, por exemplo, trará benefícios para a cidade, para o trânsito e para a saúde do usuário, e somados a tudo isso temos a humanização das cidades, propiciados pelo uso da Bicicleta (fato).

Temos que repensar nossas ações e agir, servindo de exemplo aos nossos filhos, construindo uma herança social para eles.

Faça a sua parte!

Fonte: biocicleta.com.br

0 comentários:

Postar um comentário