Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Conheça a sapatilha correta para cada tipo de pedal

Foto: Divulgação
A maioria dos ciclistas, quando iniciam suas pedaladas, não utilizam o equipamento ideal. Muitos deixam o capacete de lado, outros não buscam roupas confortáveis que favorecem o desempenho e bem estar do atleta. No entanto, é certo que as famosas sapatilhas para bike, são um caso à parte, já que muitas vezes acabam substituídas por tênis de corrida/caminhada ou futsal e até mesmo chuteiras. O grupo das sapatilhas de ciclismo  é composto por calçados adequados aos diversos tipos de competição: estrada, MTB, triathlon, passando pelo adepto ao cicloturismo e até mesmo ao ciclista urbano, que costuma pedalar nos finais de semana.

Aqueles que optam por pedaladas nas vias urbanas ou cicloturismo devem utilizar sapatilhas com maior flexibilidade e conforto, já que muitas vezes podem ser utilizadas para caminhadas, o que se torna uma necessidade em algumas circunstâncias.

O material das sapatilhas para bike de um modo geral pode ser de couro ou sintético, isso acaba gerando uma diferença na adaptação e no desempenho. Algumas podem ter na sua base cravos ou travas, já outros modelos devem ter uma base lisa, varia de acordo com a especialidade.

As sapatilhas direcionadas para o ciclismo de estrada tem características peculiares. Sua base é lisa e mais rígida. O ciclista consegue imprimir toda sua força na base do pé, o que auxilia nos momentos de sprint.

O ajuste sobre a bicicleta é de suma importância, muitas vezes sendo deixado de lado. O taquinho mal ajustado é um dos defeitos mais comuns entre os ciclistas. Eles devem encontrar o encaixe adequado para não prejudicar as articulações, principalmente dores no joelho.

Já no MTB (moutain bike), o espaço fica por conta dos aventureiros de plantão. O calçado deve ter como característica o conforto e travas para ajudar na fixação do pé, ainda mais em terrenos arenosos e pesados.

Por fim, as sapatilhas de triathlon que são similares as da modalidade estrada, no entanto, ela possui um velcro na parte interna, o que deixa o pé mais folgado. Ela pode ser utilizada inclusive para outras modalidades, exceto MTB.pra ser usada na lama e caminhar em terrenos arenosos. Tem uma folga lateral em relação a sapatilha de estrada – nesse caso o conforto é importante”

Existem modelos de couro e sintéticos, geralmente o segundo acaba retendo calor e aumenta a temperatura no pé. Isso é um dos diferencias. Existem diversas marcas, o indicado é que exista uma pesquisa cuidadosamente, certamente o calçado ideal será encontrado, entretanto, no começo, a adaptação não é das mas fáceis.

Portanto, cabe a você experimentar, testar e buscar aquela sapatilha que melhor se adapta ao seu estilo de pedalada, independente da modalidade na qual irá competir.

Fonte: www.apaixonadoporbike.com.br

0 comentários:

Postar um comentário