Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Conheça uma luz para bicicleta sem bateria, alimentada por magnetismo


Lembra daquelas luzes para bicicleta que usavam fricção para gerar luz? Lembra de como elas eram um verdadeiro... arrasto? A NEO Reelight promete algo melhor, uma lâmpada alimentada por uma corrente induzida por magnetismo.

É a corrente de Foucault, que é induzida entre condutores por um campo magnético variável no condutor – os aros de alumínio de uma bike, nesse caso.


Como isso funciona? O desenho lembra aqueles dínamos antigos, e o dispositivo é fixado no garfo ou quadro próximo do aro. O gerador NEO contém seis imãs poderosos, e a corrente de Foucault é gerada entre eles quando o aro começa a rodar próximo deles.

Os fabricantes afirmam que ele gera energia necessária para alimentar 2 LEDs de 1W cada e 1 ou até 2 LEDs de baixa potência para luz traseira. Quando você está pedalando, uma das lâmpadas fica focada na estrada à frente, enquanto outra lâmpada com campo de iluminação ultra largo provê luz para a traseira e laterais. Quando você está parado, um sistema com reserva de energia mantém as luzes traseiras de baixa potência ligadas por um tempo para que você fique visível.


Os fabricantes lançaram um protótipo do modelo, e agora buscam arrecadação de fundos no Kickstarter. Já foram levantados $41.000 dos $60.000 que eles buscam, provenientes de mais de 1.000 investidores, e ainda resta um mês de campanha. Também já foram feitos testes com mais de 4.000 ciclistas, além de uma parceria com o estúdio de design Kilo para um produto simples e com estilo.

Contanto que atinjam seu alvo, o grupo da NEO começará a fabricação das primeiras unidades este mês, e terão lotes prontos para enviar a tempo para o Natal de 2015. Pena que não dá para equipar renas com eles, ein?

Fonte: Revista Bicicleta por Jamie Beach / Tradução Pietro Petris

0 comentários:

Postar um comentário