Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Ciclista pega com bicicleta motorizada é acusada de 'doping tecnológico'

A belga Femke Van Den Driessche durante a competição
A UCI (União Internacional de Ciclismo) informou neste domingo (31) que uma atleta competiu com um motor escondido na bicicleta durante uma prova júnior do Mundial de ciclocross.

Segundo a entidade, trata-se do primeira caso de fraude tecnológica no ciclismo de alto nível. "Pensamos claramente que houve fraude tecnológica, havia um motor escondido", declarou o presidente da UCI, Brian Cookson, durante entrevista coletiva.

A belga Femke Van Den Driessche, 19, uma das favoritas a vencer, competiu com a bicicleta motorizada no sábado (30). Ela não completou a prova por conta de um problema na bicicleta.

Femke Van Den Driessche
Nos últimos anos, houve vários casos suspeitos do que ficou conhecido como "doping tecnológico", mas eles não foram confirmados. "O que descobrimos é um sinal claro.

Frequentemente brincamos falando de doping mecânico, mas agora sabemos que os corredores utilizam esse métodos e onde eles utilizam", afirmou Cookson. "A todos que querem fazer armadilhas, mandamos uma mensagem clara. Vamos atrapalhá-los e puni-los porque nossa tecnologia para detectar esse tipo de fraude funciona", completou. Femke nega que tenha usado a bicicleta motorizada intencionalmente. "A bicicleta não era minha. Eu nunca trapacearia", disse à emissora de TV belga "Sporza".

Ela afirma que a bicicleta que usou era idêntica a dela e que pertence a um amigo. Ainda de acordo com a atleta, a equipe mecânica entregou a bicicleta a ela por engano antes da prova.

Presidente da UCI Brian Cookson durante a entrevista
O caso será julgado por uma comissão disciplinar, e a ciclista pode receber uma suspensão mínima de seis meses, além de multa de até 192 mil euros (cerca de R$ 836 mil). A atleta disse que receia pela carreira, mas que espera uma segunda chance e que não teme as investigações.

UCI

0 comentários:

Postar um comentário