Subscribe:

Parceiros

.


terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Dicas Rápidas de Cicloviagem para iniciantes


Quando alguém fala a respeito de uma viagem ao redor do mundo, invariavelmente quase ninguém pensa em usar uma bicicleta, não é? Mas a bicicleta pode sim te levar para inúmeros lugares. E não precisa ser uma atleta profissional para sair pedalando das ruas do seu bairro e chegar até as estradas na China!

Pode parecer assustador alimentar a ideia de você ser o próprio motor de um veiculo aparentemente frágil e desconfortável, que a transportará por muitos quilômetros. Mas quem já viajou de bicicleta garante que é a maneira mais legal de curtir a natureza e todos os locais por onde se passa, além disso, é ecologicamente correto e uma excelente maneira de manter o corpo e a mente em forma! Felizmente viajar de bicicleta não é algo tão difícil e que você terá que se aventurar sem saber muita coisa a respeito. Há muita informação, recursos, publicações, cursos e até operadoras especializadas no assunto. Basta pesquisar e se planejar.

Para começar, segue algumas dicas que você precisa considerar:

 1- Quanto tempo você dispõem? Facilmente você encontrará muitos blogs e sites que vão falar a respeito de viagens de bicicleta ao redor do mundo. Mas é claro que poucas pessoas dispõem de tempo e de recursos para uma aventura como esta. Saiba que há inúmeras opções de viagens de curta duração, pode ser de um mês, de poucas semanas ou até um final de semana. Como em qualquer outra viagem você precisa se certificar que o tempo que dispõem é o suficiente para o percurso desejado, caso não seja, reveja o percurso.

2- Para onde deseja viajar? Em primeiro lugar escolha um destino. No Brasil há inúmeras opções de roteiros para cicloviagens. Há uma abundância de mapas, de rotas organizadas, de grupos que organizam viagens guiadas, pois há muitos anos se pratica cicloturismo no Brasil. Devido à abundância de opções você terá apenas que escolher um circuito apropriado a sua experiência com a pilotagem de bicicleta e também com o seu condicionamento físico.É muito importante considerar as condições meteorológicas do período do ano na região para qual pretende viajar.

3- Que tipo de percurso pretende percorrer? É importante observar o tipo de percurso que encontrará em sua cicloviagem. Pedalar por 70 quilômetros de trilha de terra é muito diferente de pedalar por estradas de asfalto. Se você não está acostumada a pedalar por longas distâncias inicie um treinamento antes de sua viagem. É importante estar com a saúde em dia e muito bem condicionada. Um treinamento de força e cardiorrespiratório lhe será muito útil. Não importa a sua idade, basta treinar, se preparar e durante a viagem respeitar o seu ritmo de pedalada. Planeja as distâncias a serem percorridas de acordo com a sua capacidade física. Claro que ao longo da viagem o seu condicionamento tente a ficar cada vez melhor, além do que, o prazer de se deslocar de bicicleta por paisagens deslumbrantes ameniza o desconforto e desgaste que por ventura tenha.

4- Hotéis, pousadas ou camping? Se você estiver planejando a sua primeira viagem de bicicleta, recomendo que planeje a hospedagem em hotéis ou pousadas. Acampar em uma primeira cicloviagem pode ser muito mais trabalhoso e desgastante devido a inexperiência, você terá que se preocupar com muito mais detalhes, com bagagem maior e itens fundamentais como alimentação.

5- O que levar em uma cicloviagem? A definição dos itens a serem carregados consigo dependerá do tipo de cicloviagem que fará. Se fará uma viagem autossuficiente ou se terá carro de apoio, se ficará hospedada em pousada/hotel ou se irá acampar, ou seja, o que levar dependerá das circunstâncias de sua viagem.

6- Quanto pesa a sua bagagem? Depende de como se dará a sua cicloviagem. É importante lembrar que quanto mais itens levar mais peso irá carregar, o motor da bicicleta é você mesmo. Certifique-se que a sua bicicleta comporta o peso da bagagem e que você aguentará o peso da bagagem mais o peso da bicicleta. Por isto se você é iniciante é melhor começar a pratica ficando hospedada em pousadas ou hotéis, o que fará reduzir a bagagem substancialmente. Outra dica é percorrer por roteiro onde haja fácil acesso a alimentação e líquidos, assim o seu suprimento de comida e água pode ser apenas para algumas horas, ou quilometragem menores, pois ao longo do percurso você irá se abastecer de alimentos e líquidos. Nos treinos pré-viagem, inclua a sua bagagem, faça treinos carregando o mesmo peso que levará na sua cicloviagem. Isto a ajudará a determinar o quanto de peso estará disposta a carregar durante a viagem.

7- Como está a sua técnica de pilotagem de bicicleta e seu conhecimento de mecânica de emergência? Ninguém precisa ser um piloto profissional, mas é importante ter uma técnica apurada de pilotagem de bicicleta, seja a sua cicloviagem realizada por estrada de asfalto ou por trilhas de terra. Cada situação demanda do ciclista um conhecimento bom de pilotagem para evitar situações indesejadas principalmente se estiver planejando viajar sozinha. Além disto, conhecer um pouco de mecânica básica é importante também, como por exemplo: saber trocar uma câmera de pneu, consertar uma corrente, ajustar um freio ou câmbio.

8- Visite uma loja. Depois de planejar a cicloviagem visite lojas especializadas para a compra de itens adequados a viagem. Não economize! Nada pior do que um bagageiro ou alforge despencando da bicicleta ou um farol que não ilumina o suficiente. Converse com especialistas, com profissionais das lojas, com outros ciclistas que praticam com frequência cicloviagens.

Boa Viagem!

Fonte: Ciclo Femini por Claudia Franco

0 comentários:

Postar um comentário