Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


terça-feira, 11 de novembro de 2014

Água Fonte de Vida

A importância da hidratação para quem pratica atividade física

Foto: Claudia Franco
1. Para os atletas, profissionais ou amadores o consumo insuficiente de água certamente o impedirá de conseguir atingir a sua melhor capacidade de desempenho e a falta de água pode causar sérios problemas de saúde.

2. A água é imprescindível. Sem ela a vida não existe. Qualquer organismo vivo depende do consumo de água incluindo qualquer um de nós.

3. Nosso sangue circula como um oceano dentro de nós. A hidratação adequada garante um bom volume de sangue, que é responsável pelo transporte de nutrientes para as células e eliminação de toxinas, revenindo
fadiga, queda de concentração, cefaleia e tontura. Com o sangue mais fluído, a água facilita a absorção de sais minerais e vitaminas, principalmente as do complexo B, que são hidrossolúveis, promovendo uma pele mais viçosa, cabelos mais brilhantes e unhas saudáveis.

4. Um fator importantíssimo é que a água ajuda a regular a nossa temperatura corporal. A água atua como mecanismo fisiológico de resfriamento do corpo. Ela regula a temperatura ao absorver e liberar calor pela produção e evaporação do suor.

5. Como atleta você tem uma necessidade especial de água. Quando você pratica um esporte ou atividade física, você queima muita energia de alimentos (chamada de calorias).

6. A energia liberada auxilia a musculatura. Mas essa energia é liberada como calor e a água impede o superaquecimento. A sudorese e evaporação da pele fazem você esfriar. No entanto, a água é perdida no processo de resfriamento. Isso pode ser perigoso se a água não for reposta.

7. Se você pratica atividade física com pouca hidratação, seu corpo pode superaquecer, como um carro cujo motor aquece quando o fluido de arrefecimento está baixo.

8. Perder apenas dois por cento da água do corpo pode prejudicar o desempenho. Uma perda de cinco por cento pode causar exaustão pelo calor. Uma perda de 7% a 10% pode resultar em derrame e morte. A desidratação pode matar.

9. Com atividade física intensa os tecidos precisam ser reparados. Toda atividade metabólica requer uma abundância de nutrientes e energia para os tecidos do corpo e os resíduos precisam ser levados para fora do
corpo.

10. A água auxilia na produção de enzimas digestivas, suco gástrico, saliva e muco de todo o trato digestivo, garantindo uma boa digestão e absorção de nutrientes, hidrata as fibras dos alimentos, aumentando o volume do bolo fecal, regularizando o funcionamento intestinal.

11. A água facilita o trabalho de filtragem pelos rins, eliminando toxinas e diminuindo o risco de aparecimento de infecções urinárias e cálculos (pedras).

12. A quantidade e qualidade adequadas das lágrimas (líquido lacrimal) oferecem uma maior proteção contra infecções por vírus e bactérias.

13. A água é importante para a produção de saliva, facilitando a mastigação e reduzindo os resíduos alimentares. A escovação dentária, tendo como aliada a quantidade ideal de saliva, diminui o risco de aparecimento de cáries.

14. O centro da fome e da sede se encontram na mesma estrutura cerebral, chamada de hipotálamo. Portanto, muitas pessoas confundem a sensação de sede com a de fome. Garantindo uma boa hidratação, a tendência é que se ingira uma quantidade menor de comida, podendo auxiliar na manutenção ou até na perda de peso. Ingerir água gelada é melhor ainda, pois o organismo deverá aquecê-la para sua posterior
absorção e isso exige um gasto calórico.

15. A água combina-se a moléculas viscosas para formar fluídos lubrificantes para as articulações.

16. Sede é o sinal do seu corpo que você precisa beber água.

17. Quando você sente sede, você já pode ter perdido um por cento para dois por cento da sua água. Isso é suficiente para mudar o seu desempenho.

18. Mas só beber o suficiente para satisfazer sua sede não é o adequado para atender as necessidades do seu corpo.

19. Se você beber apenas o suficiente para satisfazer a sua sede, seu corpo pode levar até 24 horas para reidratar totalmente suas células e recuperar o máximo do seu
desempenho.

20. Quando você participar de um evento esportivo ou uma sessão de treinos, não espere até que você esteja com sede para beber água, beba mais do que o suficiente para certificar-se que estará totalmente reidratado.

21. A água permite que tudo isto aconteça.

22. Água é vital para o crescimento, reparação e atividade física do seu corpo.

Fonte:  ciclofemini.com.br

0 comentários:

Postar um comentário