Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


sábado, 15 de novembro de 2014

Ciclismo. Pedale e mantenha-se saudável


O ciclismo é um dos mais eficientes e saudáveis meios de transporte, juntamente com a caminhada. É um esporte acessível à quase todas as idades.

Sua história remonta a Renascença, mas sua popularização ocorre com a Revolução Industrial, quando os primeiros modelos substituíram carruagens e carroças movidas a animais, melhorando a mobilidade das pessoas. A bicicleta, como a conhecemos hoje,  passou a ser fabricada no início do século XIX.  Neste mesmo período, a Europa, devido ao bom sistema de transporte de massa, como trens e metrôs, bondes e ônibus  e suas ruas estreitas, deteve o desenfreado boom de veículos, diferentemente dos EUA, em franco crescimento e largas avenidas.

Com as duas grandes guerras mundiais, a bicicleta foi vista como uma importante opção de transporte, desempenhando relevante papel econômico, social e até mesmo político.

Nos países baixos e nórdicos, a bicicleta é considerada não só importante meio de transporte como veículo que propicia uso inteligente do espaço urbano e promove o desenvolvimento equilibrado e sustentável.

Hoje, com a busca pela qualidade de vida, a bicicleta passa a ser ainda mais valorizada nos grandes centros urbanos.  Sua prática, porém, deve observar o clima, e nas metrópoles, a segurança, que implica na escolha do local do percurso, para evitar o risco de acidentes.

O ciclismo traz uma série de benefícios para a saúde, como:

  • reforço muscular dos membros inferiores, sem forçar as articulações;
  • socialização   
  • sensação de liberdade e de prazer.

Menor impacto nos joelhos em relação às corridas

De acordo com o site  NutriStrategy uma pedalada leve de 15 km/h  queima mais calorias que uma caminhada leve de 5km/h (281 / 176 kcal/hora).

Em relação às corridas, pedalar tem menos impacto nos joelhos e solicita mais os  músculos da coxa (quadríceps), além de  exigir menor esforço cardiopulmonar .

Pessoas com sobrepeso ou com dores articulares conseguem pedalar com mais facilidade se compararmos  à pratica de outros esportes aeróbicos como jogging, basketball ou outras atividades, pois no ciclismo há  menos impacto nas articulações de coluna, quadril, joelhos e tornozelos.

Uma estatística interessante diz que se um terço dos pequenos trajetos de carro fossem feitos por bicicleta, os problemas cardíacos reduziriam em 5 a 10%.

Andar de bicicleta bem como outros exercícios aeróbicos, com práticas regulares, promove a saúde e o bem estar, previne doenças e proporciona bem estar psicológico.

Uma pedalada pela manhã, libera endorfina e faz você se sentir melhor e com maior disposição para as atividades seguintes.   Os principais músculos utilizados no ciclismo são: Glúteos, quadriceps femoral, hamstrings, na coxa e os gastrocnêmios e sóleos, nas pernas.

A prática e a frequência do ciclismo começam a definir quase que imediatamente os músculos envolvidos. Quanto maior e mais intensa a prática, maior a definição. Percursos com subidas e pedaladas em pé também ajudam neste processo.

Os principais benefícios para os ciclistas são:

  • Aumenta o desempenho aeróbico e cardiovascular.
  • Diminui a pressão arterial  tonificando os vasos sanguíneos (veias e artérias), reduzindo, dessa forma, o risco de doenças coronarianas.
  • Reduz colesterol e triglicérides.
  • Previne o infarto.
  • Aumenta a imunidade.
  • Melhora a respiração.
  • Tonifica os músculos.
  • Evita o estresse e a depressão.
  • Melhora o sono e o  bem estar. Estimula a liberação de endorfinas e aumenta os níveis de serotonina,
  • Emagrece se a atividade for combinada com dieta nutricional saudável e equilibrada.


Fonte: www.jornaldebrasilia.com.br
Da redação do Jornal de Brasília

0 comentários:

Postar um comentário