Subscribe:

Parceiros

.


sábado, 30 de janeiro de 2016

Manutenção: Limpador / desengraxante Algoo PowerSports

Produto desenvolvido no Brasil em parceria com laboratório norte-americano alia eficiência e economia na lavagem da bicicleta a um preço imbatível


Um produto de limpeza para bicicletas desenvolvido no Brasil promete tornar-se o favorito das oficinas mecânicas e dos ciclistas que costumam lavar suas bikes em casa. Trata-se do Algoo PowerSports, um limpador / desengraxante com propriedades anticorrosivas que reúne todas as características desejáveis em produtos de sua categoria a um preço imbatível.


Basicamente falando, um bom produto de limpeza para bicicletas deve ser eficiente na remoção de graxa e sujeira, sem danificar componentes delicados como o acabamento do quadro, peças em carbono, retentores, pastilhas de freio etc.

Embora a grande maioria dos produtos desengraxantes do tipo citrus vendidos nas lojas cumpram esta exigência, seu alto custo, aliado ao fato de não serem indicados para limpeza de quadros, restringe seu uso apenas na transmissão da bicicleta.

Desenvolvido originalmente para limpeza de aeronaves, o Algoo PowerSports pode ser utilizado tanto em sua forma concentrada para a limpeza da transmissão como diluído em água, para lavagem da pintura e dos pneus. Por utilizar água como solvente, o produto não é inflamável, possui baixa toxicidade e é biodegradável.


Testando o produto – Testamos o Algoo PowerSports em uma bicicleta mountain bike bastante suja, principalmente a relação, impregnada de óleo e terra.

De acordo com o recomendado pelo fabricante, iniciamos o processo de limpeza aspergindo água em toda a superfície da bicicleta, para só então utilizarmos o Algoo PowerSport. Na relação, utilizamos o produto sem diluição, borrifado diretamente na corrente, cassete, câmbios e pedivela.

Poucos segundos após a aplicação, o resultado é espantoso! A sujeira literalmente começa a dissolver e a escorrer para fora das peças, praticamente dispensando o esforço de esfregá-las com uma escova.

Algumas poucas e pequenas crostas de sujeira que ficaram impregnadas na corrente, onde o produto não penetrou o suficiente, foram facilmente removidas com o auxílio de uma escova de dentes velha.

Ao final da aplicação, bastá enxaguar para que a transmissão fique com aparência de  nova.



Nos componentes restantes e no quadro utilizamos o produto diluído. Embora o fabricante recomende diluições nas proporções 1:5 (uma parte do limpador para cada cinco de água) e até 1:20 em uma simples lavagem de pintura, em nossos testes a proporção mais eficaz foi a de 1:3. Nesta diluição, o produto removeu facilmente detritos grudados no tubo inferior do quadro, como folhas e frutos secos, mosquitos e outras substâncias que é melhor não tentar identificar…



Após o processo de lavagem, o produto deve ser completamente removido da bicicleta com água, para se evitar manchas. Após a finalização do processo, não notamos nenhum problema aparente, como peças que possam ter reagido com o produto. Guarda-pós e retentores do amortecedor, polias do câmbio e pastilhas de freio não apresentaram nenhum sinal de ressecamento ou corrosão, comprovando que o Algoo PowerSport é bastante seguro em sua utilização.



Distribuído no Brasil pela Isapa, o Algoo PowerSport é comercializado em embalagem spray de 700ml e em refis de 1 litro, ao custo médio de 25 reais cada, valor bem abaixo do praticado por produtos similares, ainda mais se levarmos em consideração que o produto pode ser diluído, diminuindo ainda mais o custo final.

Conclusão – Entre todos os produtos para limpeza de bicicletas que já experimentei, nenhum até agora conseguiu superar o Algoo PowerSport. O produto cumpre o que promete, ao limpar de forma eficaz, com o mínimo esforço e sem efeitos colaterais, tanto para a bicicleta, quanto para nossa saúde e a do meio ambiente.

Isto sem dúvida, aliado ao seu preço acessível, torna o Algoo PowerSport o melhor custo x benefício do mercado de limpadores / desengraxantes específicos para bicicletas.

Fonte: MTB Brasília - Por André Ramos

0 comentários:

Postar um comentário