Subscribe:

.


sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Primeira ciclovia elevada da China é inaugurada

Via exclusiva para bikes na cidade litorânea de Xiamen tem 7,6 km de extensão e chega a cinco metros de altura

Ciclovia elevada passa sobre a via do BRT de Xiamen
Foto: xmnn.cn
A cidade de Xiamen, no sudeste da China, tornou-se a primeira do país a inaugurar uma ciclovia elevada, com 7,6 km de extensão e altura que chega a cinco metros em algumas partes. A iniciativa segue o exemplo de países como Reino Unido e Estados Unidos, que também construíram vias elevadas para bikes para reduzir o trânsito e a poluição.

A nova pista começou a ser usada em fase experimental, e conecta as cinco principais áreas residenciais e os três grandes bairros comerciais da cidade litorânea, afirmou a agência oficial "Xinhua".

Segundo os autores do projeto, a ciclovia, que ficará fechada durante as noites, poderá comportar um fluxo de mais de duas mil bicicletas por hora e está interligada a 11 estações de ônibus e de metrô da cidade.

Com graves problemas de congestionamento e poluição, as cidades chinesas vêm implementando diversas medidas para reduzir o uso de automóveis, que vão desde as mais convencionais - construção de linhas de metrô e promoção dos veículos elétricos - a outras mais inusitadas.

É o caso de um ônibus-túnel, também elevado, que poderia circular sobre os carros e ser uma alternativa mais barata ao metrô. A proposta chamou bastante atenção, mas agora já foi esquecida por falta de viabilidade e financiamento.

Fonte: Mobilize

0 comentários:

Postar um comentário