Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Bicicleta em pauta

Evento global reúne cicloativistas em Porto Alegre

Público participou de palestras, oficinas e bicicl
Público participou de palestras, oficinas e bicicletas
Cidades mais humanas são locais preparados para receber os ciclistas. Essa foi a mensagem principal que o 1º Fórum Mundial da Bicicleta ecoou pelas ruas de Porto Alegre (RS), entre os dias 23 e 26 de fevereiro. O evento representou um momento importante para o fortalecimento da cultura da bicicleta no Brasil e na América Latina, reunindo cicloativistas renomados como Chris Carlsson, fundador do movimento Massa Crítica, e a urbanista especialista em mobilidade, Fiona Roy, da Inglaterra.

Com apoio da prefeitura, os organizadores ofereceram oficinas e palestras ao público em geral, que pode entender mais sobre o universo da bicicleta e sua relevância na vida das cidades do futuro, mais verdes e sustentáveis. Isto porque, a cada cinco mil bikes em circulação, 6,5 toneladas de poluentes deixam de ser lançadas na atmosfera.

A diretora de Projetos e Operações da EMBARQ Brasil, Daniela Facchini, participou do debate no painel: “Mobilidade e bicicleta: o papel da bicicleta nas cidades modernas”, realizado no primeiro dia do evento. Junto à mesa estavam os palestrantes João Fortini Albano, professor do Laboratório de Sistemas de Transportes da UFRGS; Ricardo Corrêa (SP), sócio da consultoria TC Urbes e Lincoln Paiva, presidente da Green Mobility Brasil e do Instituto Mobilidade Verde.

A uma plateia de cerca de 50 pessoas, os especialistas comentaram desde a importância da execução de Planos Cicloviários até a integração da bicicleta com os demais meios de transporte. Daniela mostrou exemplos de cidades como Nova Iorque (EUA) e Bogotá (Colômbia), que optaram em valorizar o uso da bicicleta, ao invés do carro particular. Hoje essas metrópoles são referência e colhem bons frutos com os benefícios ambientais e econômicos que o saudável hábito de pedalar trouxe à população.

“Aqui o carro ainda é visto como um símbolo de status. Lá [fora do país], há uma conscientização sobre questões como trânsito e ambiente que começa nas escolas”, lembra Daniela.

O evento também marcou o triste aniversário de um ano do atropelamento coletivo de ciclistas do Massa Crítica, ocorrido na capital gaúcha. Os participantes realizaram manifestação e bicicletada pacíficas no centro da cidade, reivindicando ciclovias, segurança e educação para todos.

0 comentários:

Postar um comentário