Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Dicas para uma boa largada no Cross Country

Profissionais da elite do mountain bike ensinam os macetes para largar bem numa competição de cross country
Concentração, posicionamento e treinamento específico são fundamentais
Largar bem em uma corrida de mountain bike pode definir seu destino no final da prova. Os craques da elite do esporte revelam para a Bikemagazine quais são suas manhas.

Para Adriana Nascimento, nove vezes campeã brasileira, o atleta tem de largar bem porque, como geralmente a prova começa com prova começa com um single track, fica difícil recuperar posições.
“Se não largar bem e perder posições, adeus. Por isso é preciso analisar bem antes o primeiro quilômetro da corrida para saber qual relação usar para ter uma arrancada rápida que permita que o atleta consiga adquirir e manter uma boa velocidade”, ensina.

Adriana: "Nos meus treinos faço várias largadinhas no começo e no fim"
Na hora da largada, a atleta conta que mantém o pé direito encaixado e o esquerdo apoiado no chão. “Fico balançando a bike, quase saindo. Encaixar o pé é um exercício que o atleta tem de treinar. Eu, no começo, tinha dificuldade para encaixar o pé com rapidez. Nos meus treinos faço várias largadinhas no começo e no fim”, continua. Para a biker, conhecer o circuito é fundamental e largar próximo do principal adversário deve ser uma preocupação constante. “Não se pode correr o risco de vir outro e entrar na sua frente”, completa.
Abraão Azevedo
 Para Abraão Azevedo, o atleta deve também se preocupar em escolher a marcha certa para a largada.

“Uma dica é observar o terreno e ver se o solo permite tração ou não porque, geralmente, a largada exige muita tração da bicicleta”, explica. Para ele, alongamento e aquecimento, além de concentração, são essenciais para o atleta se preparar.

Albert Morgen, da Amazonas/Fuji/S.Sebastião, afirma que concentração é a base de uma boa largada. “Essa história de ter de ficar próximo do principal adversário só vem depois que a prova começa e a gente vê quem realmente está ou não em condições de briga”, diz.

Para Marcio Ravelli, a largada é um dos momentos mais importantes da prova. “O atleta precisa saber se compensa largar forte. Precisa ver o terreno. Saio sempre com o pé direito encaixado, a alavanca do pedivela acima do ponto-morto superior e com uma mão no bar-end e outra na manopla. A mão direita sempre na manopla para poder fazer mudanças rápidas de marcha. Uso sempre o lado direito para mudar de marcha e o esquerdo no bar-end. Já largo na coroa grande”, ensina.

Por Daniela Prandi e Marcos Adami

0 comentários:

Postar um comentário