Subscribe:

Crie Sua Rádio Web

Ver Planos

Parceiros

.


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Escada das 'vacas': erros a 60 km/h custam caro aos ciclistas em Santos

No maior evento de mountain bike downhill urbano do Brasil, competidores falam dos perigos de encarar a descida de 650 metros no Monte Serrat



Existe um preço para quem quer descer uma escadaria com 417 degraus a 60 km/h de bicicleta. Quem já participou da Descida das Escadas de Santos sabe como é caro. Em 2011, essa exposição ao perigo pegou de surpresa três dos cinco finalistas durante a descida no circuito de 650 metros do Monte Serrat. O gaúcho Djone Fornari foi uma das vítimas do maior desafio de mountain bike urbano disputado no Brasil. Ele sofreu aquela "vaca" enquanto buscava o título da prova, assim  como o americano Cris Van Dine e o paulista Gabriel Oliveira ( foto ao lado)

- Na Descida das Escadas de Santos, já sofri três quedas. Ainda bem que não foram graves, mas na hora você sente muita dor. Em 12 anos disputando provas de downhill, levei tombos feios, abri a cabeça três vezes e até tive hemorragia no rim. Cair faz parte do nosso esporte e esse ano não vai ser diferente - garantiu Djone, que apesar da queda na final foi o melhor brasileiro em 2011 ao terminar na terceira posição.

Bicampeão da prova (2008 e 2009), o paulista Walace Miranda nem sequer chegou à final da última edição. O ciclista de 27 anos sofreu um tombo feio nas semifinais. Outros dois grandes favoritos à vitória em 2011, o eslovaco Filip Polc, vencedor da prova em 2010, e o sul-africano campeão mundial da modalidade, Greg Minnaar, enfrentaram o mesmo problema.

Filip Polc descida (Foto: Divulgação)
Campeão em 2010, eslovaco Filip Polc ficou fora da decisão em 2011 após um tombo (Foto: Divulgação)
 -  Logo na descida de reconhecimento no domingo, entrei na primeira curva rápido demais e sofri uma quedra feia.Tive um desvio de ligamento no dedão da mão direita e tive que competir com ele enfaixado. Demorei um ano para me recuperar totalmente da lesão. Quando cai no cimento não tem jeito - disse o Walace.

- Também tive um problema logo após a largada, perdi a roda da minha bike, machuquei o joelho e o cotovelo e fui eliminado da disputa - completou Polc.

Em 2010, o carioca Robert Sgari sofreu um dos tombos mais graves da história da competição. Durante o treino de classificação, o ciclista bateu com a cabeça em um corrimão e imediatamente teve uma convulsão. Salvo pelo capacete, Sgari só teve alta depois de ficar internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em Santos.

As feras do downhill entram em ação nesta sexta-feira para os treinos da 10ª edição do evento, com uma descida livre e outra cronometrada para cada um dos mais de cem pilotos inscritos na competição. No sábado, serão definidos os dez melhores da categoria masculina e as cinco da feminina que vão garantir vaga no domingo decisivo, que terá as finais transmitidas ao vivo pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular.

Globo.com
Por Breno Dines e Igor Christ Rio de Janeiro

0 comentários:

Postar um comentário